Símbolo da moda italiana, Giorgio Armani morre, aos 91 anos
A notícia foi confirmada por meio das redes sociais do grupo, que afirmam que o estilista faleceu em paz e cercado por pessoas queridas

Uma das figuras mais longevas e respeitadas da moda mundial, o estilista Giorgio Armani morreu hoje, aos 91 anos, em Milão, na Itália. Dono de um verdadeiro império de moda – com 50 anos de história e faturamento de mais de R$ 14 bilhões de dólares por ano – Giorgio foi um dos mais bem-sucedidos do universo fashion, criando marcas direcionadas a públicos específicos, que vão desde a acessível e jovem Armani A/X à sofisticada e madura Armani Privé.
Como poucos, Armani conseguiu manter a sua moda relevante – e sinônimo de elegância – através do tempo, mesmo com a disseminação do fast-fashion e a onipresença dos modismos trazidos por redes como o TikTok. Recentemente, a marca Armani Privé vestiu a atriz Fernanda Torres, para o red carpet, do Festival de Cinema de Veneza.

“O senhor Armani”, diz o comunicado do grupo, “como sempre foi chamado com respeito e admiração por seus funcionários e colaboradores, faleceu em paz, cercado por seus entes queridos. Incansável até o fim, ele trabalhou até seus últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos muitos projetos em andamento e futuros.”
Reconhecido como um dos maiores mestres da alfaiataria, o estilista trabalhou até o final da vida, supervisionando cada detalhe de suas coleções e cada aspecto de seu negócio, da publicidade ao visual das modelos antes de entrarem na passarela.
Segundo a rede social oficial da marca, o funeral do estilista – restrito a pessoas próximas — está marcado para sábado (6), às 9h, no Teatro Armani, na Via Bergognone, em Milão.
Histórico
Giorgio Armani nasceu em Piacenza, na Itália. Antes de se tornar estilista, ele estudou Medicina na Universidade de Milão. Logo após o serviço militar, acabou indo trabalhar na loja de departamentos La Rinascente, onde fazia decoração de vitrines.
O primeiro trabalho como designer de moda foi na marca de Nino Cerruti, onde desenhou a linha masculina entre 1961 a 1970. A primeira coleção própria para homens foi lançada em 1974, e para mulheres, em 1975.
Em 1981, Giorgio lançou as marcas Emporio Armani e Armani Jeans – se tornando um dos mais influentes designers da década de 1980. Inovador, ele transformou o vestuário masculino formal, criando peças mais “relaxadas”, para eles, mas ainda sim elegantes.

Minimalista e clássico no desenho de peças para ambos os gêneros, Armani rapidamente conquistou pela alfaiataria de extrema qualidade, mas também cheia de personalidade. Partindo de looks originalmente masculinos – como ternos e costumes – o estilista vestiu as mulheres com terninhos estruturados, no melhor estilo power suit, que perdurou na década.
Ao longo das décadas posteriores, criou coleções diferentes, mas sem nunca perder o senso de estilo e requinte que o colocou no topo do universo fashion.