Paola Vilas lança joias inspiradas em Lina Bo Bardi
Fruto de colaboração inédita com o Instituto Bardi, coleção tem quatorze peças de ouro, prata e pedras naturais

Paola já gostava de Lina. Que, por sua vez, provavelmente seria uma admiradora do design escultórico de Paola, se fossem contemporâneas. Um trabalho, portanto, que unisse essas duas artistas era apenas questão de tempo. E isso ocorreu há cerca de um ano, quando a joalheira Paola Vilas, 32, foi convidada pelo Instituto Bardi a traduzir, na forma de joias, a obra da arquiteta Lina Bo Bardi — responsável pela criação de símbolos de São Paulo, como o Masp e o Sesc Pompeia.
No próximo dia 16, Paola lança a coleção que resultou da parceria, em um lugar icônico: a Casa de Vidro, no bairro do Morumbi. Projetada por Lina e erguida entre os anos 1950 e 1951, a casa foi também residência da arquiteta. Hoje, o local pertence ao Instituto Bardi. “Fiquei muito honrada.

É a primeira vez que uma artista é convidada a criar algo baseado no acervo de Lina”, diz Paola, que desenhou catorze peças que remetem a criações como a cadeira Bowl e os famosos cavaletes que sustentam obras no museu da Avenida Paulista. Até o formato das janelas do Sesc Pompeia serviram de base para verdadeiras esculturas feitas de ouro e prata.

“Sempre a tive como referência, pelo que ela representa para o feminino e por seus trabalhos disruptivos, com relevância até hoje”, afirma a joalheira, que começou a carreira, há dez anos, criando esculturas. “Em algum momento, decidi vestir essas esculturas e, assim, me encantei pela joalheria”, diz Paola, que afirma criar, dessa forma, peças escultóricas sem apego ao espaço e que podem ser admiradas por mais pessoas.

Para desenhar a nova coleção, Paola mergulhou na história da arquiteta, acessando trabalhos que não costumam vir a público. “Pude examinar desenhos de infância, além de cartas. Foi muito especial conhecer o universo íntimo tão rico dessa mulher.”
Como matéria-prima para a coleção, Paola utilizou ouro, prata e pedras naturais, como o cristal de rocha e o jaspe vermelho. “Sempre olhei para o legado da Lina com muita reverência, mas ouso dizer que temos algo em comum: o fato de sermos mulheres que não têm medo de realizar ou de trazer pensamentos profundos e questionadores para o que criamos.” A coleção Lina Bo Bardi pode ser encontrada na Casa Paola Vilas, na Rua Oscar Freire, e no e-commerce da marca.
