Moletom ganha as ruas com status fashion
Relegada nos últimos tempos a contextos pouco glamourosos, a peça de algodão ressurgiu como um ícone

Quando explodiu como item obrigatório de qualquer armário, nos anos 80, a blusa de moletom teve variados momentos de consagração — vestiu da torneada Jennifer Beals em cenas do filme Flashdance à patota do Trem da Alegria em capa de disco.
+ Veja mais novidades no blog São Paulo na moda
Relegada nos últimos tempos à escuridão dos edredons, aos uniformes escolares, ao guarda-roupa básico do técnico Luiz Felipe Scolari e a outros contextos pouco glamourosos, eis que a peça de algodão ressurgiu nas passarelas como um ícone fashion, para ser usado com salto alto, saia e cinto.
Grifes como Kenzo e Givenchy adotaram o modelo em seus desfiles recentes. Algumas blusas ganharam configurações diferentes, com aplique de paetês. Na coleção da Balenciaga, a releitura foi mais radical, com tecido de neoprene e corte longo, para servir como vestido.
“Adoro unir peças arrumadinhas a despojadas, e o moletom cumpre bem o segundo papel”, entusiasma-se a publicitária Joanna de Moura, autora do blog Um Ano sem Zara.

Os preços acompanham o momento de hype. Na Marc Jacobs do Shopping Iguatemi, variam de 540 a 640 reais.
Os experts, porém, tranquilizam: dá até para desenterrar o modelo com estampa do Mickey da infância, desde que se atente às outras escolhas, a fim de não arredondar o visual. “Use cintos e calças mais retas para afinar a silhueta”, aconselha o stylist David Pollak.