Biquínis fazem bonito da areia ao bar
Com pegada retrô e design mais sofisticado, a moda praia ganha status de roupa casual , transitando em diferentes ambientes

A moda praia — diferente do amor de verão — está subindo a serra. E promete dar o ar da graça nos ambientes urbanos mais inesperados. Essa é a aposta para o verão 2025 de marcas de moda praia como Lenny, Cia. Marítima e Água de Coco, entre outras, que acreditam na ascensão de tops e maiôs à categoria de roupa. A tendência foi sentida pelo setor. “As clientes estão fugindo do que é básico demais”, afirma Lidiane Feline, 43, da Feline.
Nascida na região do Brás e com sete anos de mercado, sua marca é sucesso entre famosas, como Jade Picon, Preta Gil, Bruna Marquezine e Carolina Dieckmann. O segredo: o trabalho inquieto de Lidiane, sempre em busca de novidades. “Não faço lançamentos por estação, mas semanais”, diz a estilista, que também investe em estamparia original e em aviamentos que resistem ao sol e ao sal para criar coleções democráticas e versáteis.

Focada em uma clientela de mulheres elegantes e maduras, a marca Lenny — nascida no Rio, mas com a alma paulistana de sua criadora, a estilista Lenny Niemeyer — costuma adotar modelagens mais comportadas. Mas nada que esconda o corpo. “Os tops que valorizam os seios estão em alta”, afirma Telma Azevedo, 49, diretora de estilo da Lenny. E esses mesmos tops, completa, não ficam restritos à praia. Pelo contrário: com peças com design geométrico, detalhes de metal e estampas maximalistas, a coleção da Lenny faz bonito da areia ao salão.

Partindo da mesma premissa, a Água de Coco propõe combinar a roupa de banho com peças de alfaiataria, misturando o visual praiano com a roupa casual e até sofisticada. “Esse conceito de versatilidade também é aplicado à moda masculina, com destaque para elementos artesanais, como o crochê”, diz Vitorino Campos, diretor de estilo da Água de Coco. Em termos de modelagem, a marca aposta no revival dos anos 1980, com calcinhas mais cavadas e sutiã cortininha — que na versão urbana vira um top para ser usado sob uma camisa.

De acordo com Marcella Sant’Anna, diretora de marketing e estilo da Cia. Marítima, o conceito de “beach to bar” — ou seja, de aproveitar o look praiano para outros ambientes — é forte. “Ele permite unir funcionalidade com elegância”, diz Marcella. Para a coleção de verão 2025, a Cia. Marítima investiu em paleta de cores de tons solares, como o vermelho, turquesa, roxo e rosa-claro, e em estampas vibrantes e sofisticadas como florais, étnicos e tie-dyes.
Para Telma, da Lenny, este é o momento de aproveitar o charme retrô da década de 1980, com suas calcinhas asa-delta e tops modelo cortininha. Afinal, no ano que vem, tudo pode mudar. “Na moda praia, as tendências vêm e vão muito depressa”, admite a executiva. Rápidas como um amor de verão.