No início de 2023, uma das revistas científicas mais relevantes do mundo, a PLOS One, divulgou um relatório evidenciando a vulnerabilidade do café diante das mudanças climáticas. O documento alerta que países como Brasil, Colômbia, Vietnã e Indonésia devem sofrer reduções significativas de área para plantio até 2050. O futuro do grão está ameaçado, portanto. A boa notícia é que existem formas de minimizar – ou mesmo reverter – esse cenário.
E é nesse contexto que há quase duas décadas a Nespresso, pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, desenvolve e implementa ações em sustentabilidade, capazes de contribuir para cada uma das etapas produtivas do café, do grão à xícara.
“Nos últimos 17 anos, a Nespresso já investiu mais de 36 milhões de dólares no Brasil para aprimoramento e ampliação das práticas sustentáveis, por meio do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™, que oferece assistência técnica aos cafeicultores e implementação de ferramentas que visam proteger o futuro do café e das fazendas que o cultivam”, informa Ignacio Marini, business ethics officer (BEO) da Nespresso no Brasil.
Atualmente, 100% do café Nespresso no Brasil é adquirido por meio do programa, ou seja, de maneira sustentável. São 1 300 fazendas ativas que impulsionam a agricultura regenerativa.
Zero emissão
As reduções e remoções da Nespresso contribuem para a meta da Nestlé de Net Zero até 2050, que é aprovada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi) e está alinhada com o Acordo de Paris. Até 2030, a Nespresso planeja reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% em relação à linha de base de 2018, por meio de agricultura regenerativa, inovação em produtos e sistemas e eficiência energética. Até 2030, a marca pretende atingir zero emissão líquida na produção de café verde por meio do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™.
Outra iniciativa da companhia, lançada em 2014, é a estratégia global The Positive Cup, que se propõe a melhorar as condições dos produtores, a reciclagem do alumínio e o clima. O programa tem metas bem definidas, visando ao próximo capítulo da criação de resultados positivos para os negócios da marca e o impacto direto na sociedade e no meio ambiente.
A companhia também mantém iniciativas voltadas para a economia circular em várias etapas da sua cadeia de valor. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, o ecodesign, a reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e, olhando para o cenário social, muito mais inclusiva.
Assim, com ações e investimentos, a Nespresso entrega resultados que comprovam que o café pode ser uma força para o bem. “A sustentabilidade é um dos pilares essenciais de marca da Nespresso”, resume Marini.