Avatar do usuário logado
OLÁ,

Roteiro gastronômico para explorar o lado gourmet dos Jardins

O bairro é um dos queridinhos dos apaixonados por cozinha e abriga restaurantes para todos os gostos

Por Abril Branded Content
Atualizado em 20 jan 2022, 09h49 - Publicado em 20 jul 2017, 17h20
Terraço Insalata (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem mora nos Jardins, em São Paulo, provavelmente já criou uma relação próxima com as caminhadas. Ter tudo ao alcance com alguns passos é uma das facilidades do bairro. Nessas andanças, é possível encontrar algumas joias da gastronomia, como novos restaurantes de menu sofisticado e empórios com comidinhas especiais. Confira oito lugares que valem a visita dos gourmets de plantão:

1. MERCADINHO DALVA E DITO

Mercadinho Dalva e Dito
O Mercadinho Dalva e Dito serve uma versão própria do bolovo, salgado típico dos botecos paulistas (Divulgação/Divulgação)

Nas prateleiras do empório chique do chef Alex Atala, a clientela encontra produtos garimpados Brasil afora, como doces, compotas, manteiga de garrafa, granolas doces, azeite de dendê e cachaças. Mas o que interessa mesmo é levar para casa as iguarias de fabricação própria do Dalva e Dito: os bolos de maçã perfumada com canela, de abobrinha com castanha-do-pará, de chocolate com banana, de limão com iogurte e merengue e de cenoura com cobertura de chocolate. No balcão, além do sanduíche de pernil na baguete, a coxinha de pato no tucupi é sucesso absoluto.
– Rua Padre João Manuel, 1115

2. ST. LOUIS

Com apenas nove mesas no salão, o St. Louis está cotado entre as melhores hamburguerias da cidade. São 14 opções de hambúrguer no cardápio. O Road (com cheddar cremoso, cebolas grelhadas e molho barbecue) está entre os mais pedidos, assim como o Pepper Crust (220 gramas de carne grelhada com crosta de pimenta-do-reino, queijo suíço, cebola grelhada, batata palha, picles, maionese, mostarda e mel), o Bacon (com queijo prato e fatias crocantes de bacon assado) e o Louis, que leva o nome da casa (com queijo prato, relish de pepino, tomate, cebola e pimenta jalapeño). As mesinhas forradas com toalha xadrez são um charme à parte!
– Rua Batatais, 242

3. KOUZINA

A fila assusta, mas vale a pena enfrentar a espera para degustar a comida grega de um dos mais elogiados restaurantes de São Paulo. Com um menu de 67 pratos, incluindo as sobremesas, a recomendação é ir acompanhado para compartilhar as delícias, como os kalamakis (espetinhos de cordeiro, carne bovina, de frango e de porco), as lulas fritas e as finas fatias de berinjela empanadas. Entre os clássicos, a moussaka e o bifteki (feito com carne de porco e cordeiro e acompanhado por molho de iogurte temperado com pepino e cebola roxa) são campeões de audiência. Para a sobremesa, os fãs de chocolate vão adorar a torta morna na companhia de sorvete de café.
– Rua Peixoto Gomide, 1710

4. LA PERUANA

La Peruana
No restaurante La Peruana, há opções de ceviche para todos os gostos (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

Com opções autênticas da culinária do Peru, a cevicheria tem cardápio assinado pela chef peruana Marisabel Woodman, que teve entre seus mestres o renomado Alain Ducasse. As estrelas do menu são os ceviches El Clássico (peixe branco fresco do dia acompanhado por um quenelle de batata-doce cozido na laranja), La Peruana (peixe branco, camarão e chicharrón de lula empanada), Ceviche Misto (peixe branco, camarão, lula, polvo e mandioca) e Ceviche Apaltado (peixe branco, abacate, alcaparras, gengibre e azeite de oliva). Entre os pratos quentes vale experimentar o arroz com mariscos, feito com camarão, lula e mexilhão. De sobremesa, aposte na mousse de chocolate belga aromatizada com pisco, destilado muito tomado no Peru.
– Alameda Campinas, 1357

5. BOTTEGA BERNACCA

Misto de wine bar e restaurante, o Bottega Bernacca tem apenas duas opções de massa fixas no cardápio, além dos pratos do dia. O spaghetti ao molho amatriciana branco é uma delas. Feito com tomate, bacon, cebola, creme de leite e manteiga, o prato é típico da região romana, na Itália. A outra opção é o tagliolini gratinati com presunto cozido e molho branco. Para quem gosta de paninis, a casa oferece os de ciabatta com presunto cozido e mussarela ou presunto cru e brie, além do pão italiano com bresaola e mussarela de búfala. A carta de vinhos é composta por 20 rótulos, como o Domaine Paul Mas Claude Val Rosé (safra 2015).
– Rua Padre João Manuel, 826

6. TERRAÇO INSALATA

Terraço Insalata
Tagliatelle com frutos do mar ao molho de tomate e manjericão (Divulgação/Divulgação)

Instalado num casarão com fachada art déco, o restaurante tem cardápio contemporâneo e variado, com pastas artesanais, risotos, grelhados, tortas e, claro, as saladas que dão nome ao lugar, como a Caprina do Terraço (queijo de cabra levemente aquecido e coberto com mel, mix de folhas, maçã verde, tomatinhos, torradas e molho de aceto e mel), a Cusco (quinoa, cebola roxa, mix de folhas, damasco e tiras de peito de frango ou shiitake) e a Calamari (lula salteada, tomatinhos, banana grelhada, mix de folhas e castanhas). Na sobremesa, o sorvete com calda de chocolate meio amargo, chantili e farofa doce não erra. Para beber, cervejas especiais e vinhos selecionados.
– Alameda Campinas, 1474

Continua após a publicidade

7. PISSANI MASSAS GOURMET

O elegante empório de massas artesanais combina a personalidade italiana à criatividade brasileira. No balcão, o cliente pode encomendar as pastas ou levar para casa massas frescas, prontas para servir, em pacotes de 500 e 300 gramas. Destaque para os clássicos agnolotti de burrata com lascas de limão siciliano, mini sorrentini de pecorino na potenza, sorrentini de mussarela de búfala com provolone e pesto genovês, gnocchi de azeitonas pretas e redondito de brie com mel ao tartufo. Nas prateleiras, ingredientes exclusivos: molhos, azeites, manteigas saborizadas e arroz arbóreo.
– Alameda Franca, 1413

8. CASA DO SABOR AMMA CHOCOLATE

A casa oferece chocolates orgânicos produzidos com cacau de plantação própria na Bahia. O diferencial está no uso do fertilizante Biogeo, 100% natural e local, que contém pó de rochas da Chapada Diamantina, matéria orgânica e água do mar de Ilhéus. Esse composto permite que o cacau tenha maior valor nutritivo. Além da linha de produtos tradicionais, a Amma oferece edições especiais, como o Kit Mata Atlântica (com cacau produzido sob sombra intensa), Kit Intensos (chocolates feitos com cacau de fruto amarelo-avermelhado) e o Kit 100% (amêndoas com sabor concentrado). Para beber, peça o chocolate do pajé, com puxuri e cumaru.
– Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1052

Publicidade