Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Paris 6 não consegue na Justiça exclusividade de sua mais famosa sobremesa

Restaurante reclamou de cópia de outro estabelecimento, mas decisão definiu que as receitas de bolinho com um picolé espetado são apenas versões do conhecido petit gâteau

Por Veja São Paulo
22 out 2016, 21h12 • Atualizado em 20 jan 2022, 09h16
Paris 6 - Isaac Azar
Paris 6 - Isaac Azar (Mario Rodrigues/)
Continua após publicidade
  • Com pratos que homenageiam famosos e grandes filas na porta, o Paris 6, nos Jardins, é um dos restaurantes mais conhecidos da capital. Entre as receitas conhecidas da casa, aparece o grand gâteau, um bolinho de recheio cremoso que chega à mesa com um sorvete espetado na massa e generosas coberturas.

    Trata-se de uma versão incrementada do famoso petit gâteau. A guloseima acabou despertando o interesse de outros empreendimentos da cidade, que passaram a oferecer receitas bastante parecidas em seus menus. Na Zona Leste, por exemplo, o restaurante Cereja Flor serve a sobremesa.

    Em busca da exclusividade do produto, o bistrô localizado no Jardins pediu a detenção de direitos do gâteau, mas perdeu a causa.

    O embate foi travado contra o Freddie Restaurante, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O Paris 6 pediu, em notificação extrajudicial, que o concorrente não usasse o nome “gâteau” e mudasse a forma que serve o prato.

    Continua após a publicidade

    O empreendimento de Guarulhos entrou na Justiça, solicitando a declaração de que não existe monopólio da receita e que qualquer um pode vendê-la, o que foi acatado. Além disso, fez um pedido de danos morais contra o Paris 6, esse negado em primeira instância.

    + Novo bar de Higienópolis serve bons chopes em jarras de 2 litros

    Ambas as empresas recorreram da decisão. Na sentença final, a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP resolveu, em setembro, que nenhum restaurante terá exclusividade da receita de conhecimento público.

    O relator do caso, o desembargador Francisco Loureiro, completou dizendo que “beira o absurdo” que o Paris 6 queira proibir outros endereços de vender um bolinho com um picolé espetado na diagonal alegando exclusividade. Todas as sobremesas seriam nada mais que versões de uma receita já conhecida, o petit gâteau.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês