Pode parecer estranho devido à popularidade da marca, mas o McDonald’s ainda não domina os quatro cantos da cidade, mesmo após 39 anos desde que aportou em terras brasileiras. Na última segunda (12), a bandeira chegou pela primeira vez a Cidade Tiradentes, bairro no extremo da Zona Leste de São Paulo.
Não se trata de um restaurante, mas de um quiosque – que já fazia sucesso mesmo antes de subir as portas. Em 7 de novembro, uma foto do endereço ainda fechado, instalado no estacionamento do Supermercado Negreiros (Avenida Ragueb Chohfi, 7001), foi publicada em uma página do bairro no Facebook. A publicação teve mais de 2 000 curtidas.
Daí em diante, a novidade não saiu da boca de alguns moradores, o que chamou a atenção de Mariana Pimentel, que dá aulas de inglês em uma escola no pedaço. “Acompanho os meus alunos nas redes sociais e eles estavam superempolgados, falando sobre a abertura a todo momento”, conta.
A repercussão inspirou a moça a fazer uma publicação em seu Facebook que conta com 35 000 compartilhamentos. No texto, ela fala sobre o significado por trás de algo que pode ser tão simples para alguns, mas tão importante para outros. Em um trecho, escreve que os seus alunos “estão ansiosos, estão felizes e dizem que agora sim é um bairro de verdade”.
Com mais de 30 anos de existência, a Cidade Tiradentes é um bairro periférico e abriga por volta de 52 000 famílias distribuídas por aproximadamente 40 000 unidades de conjuntos habitacionais, casas de favelas e moradias simples.
Antes, quem quisesse visitar uma loja da rede, saindo do ponto no qual foi inaugurado o quiosque, levaria cerca de 45 minutos no transporte público para percorrer os 13 quilômetros até os Shoppings Metrô Itaquera ou Aricanduva, onde ficam as unidades mais próximas.
Moradora da Cidade Tiradentes há 27 anos, Steffani Bregion conta que foi pela primeira vez ao McDonald’s aos 16 anos, quando começou a trabalhar: “[O McDonald’s] vir para cá é uma mudança muito grande. Para os moradores, era o que faltava. Eles pensam: ‘Se chegou o McDonald’s, pode chegar qualquer coisa’”. No primeiro dia de abertura, o quiosque teve filas. “Agora, esperamos um restaurante mesmo.”
Paulo Silva, segurança do Supermercado Negreiros há treze anos, também vê a chegada como um ponto positivo para o pedaço: “O pessoal tem uma mentalidade muito negativa sobre o ‘fundão’ da Zona Leste e isso evolui mais o bairro. Existem pessoas muito boas aqui e que merecem isso”, afirma.
Quem não deve ter gostado tanto da novidade é o restaurante Guidi’s Grill, dentro do supermercado. Com um cardápio de casquinhas, sundaes, milk-shakes e outros doces a preços similares, ele agora ganhou um concorrente de peso, que chega com a vantagem de ser popular não só na Cidade Tiradentes, em São Paulo ou no Brasil, mas no mundo inteiro.