Avatar do usuário logado
OLÁ,

McDonald’s chega a bairro no extremo Leste de SP e moradores fazem fila

Apesar da popularidade da rede, a região não tinha uma unidade da marca. A abertura de um quiosque ganhou a atenção da público

Por Henrique Nascimento
Atualizado em 20 jan 2022, 09h11 - Publicado em 14 nov 2018, 19h10
Movimentação intensa: quiosque do inaugurou na última segunda (12) com filas (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Pode parecer estranho devido à popularidade da marca, mas o McDonald’s ainda não domina os quatro cantos da cidade, mesmo após 39 anos desde que aportou em terras brasileiras. Na última segunda (12), a bandeira chegou pela primeira vez a Cidade Tiradentes, bairro no extremo da Zona Leste de São Paulo.

Não se trata de um restaurante, mas de um quiosque – que já fazia sucesso mesmo antes de subir as portas. Em 7 de novembro, uma foto do endereço ainda fechado, instalado no estacionamento do Supermercado Negreiros (Avenida Ragueb Chohfi, 7001), foi publicada em uma página do bairro no Facebook. A publicação teve mais de 2 000 curtidas.

Daí em diante, a novidade não saiu da boca de alguns moradores, o que chamou a atenção de Mariana Pimentel, que dá aulas de inglês em uma escola no pedaço. “Acompanho os meus alunos nas redes sociais e eles estavam superempolgados, falando sobre a abertura a todo momento”, conta.

A repercussão inspirou a moça a fazer uma publicação em seu Facebook que conta com 35 000 compartilhamentos. No texto, ela fala sobre o significado por trás de algo que pode ser tão simples para alguns, mas tão importante para outros. Em um trecho, escreve que os seus alunos “estão ansiosos, estão felizes e dizem que agora sim é um bairro de verdade”.

Continua após a publicidade

Com mais de 30 anos de existência, a Cidade Tiradentes é um bairro periférico e abriga por volta de 52 000 famílias distribuídas por aproximadamente 40 000 unidades de conjuntos habitacionais, casas de favelas e moradias simples.

Antes, quem quisesse visitar uma loja da rede, saindo do ponto no qual foi inaugurado o quiosque, levaria cerca de 45 minutos no transporte público para percorrer os 13 quilômetros até os Shoppings Metrô Itaquera ou Aricanduva, onde ficam as unidades mais próximas.

Continua após a publicidade

Moradora da Cidade Tiradentes há 27 anos, Steffani Bregion conta que foi pela primeira vez ao McDonald’s aos 16 anos, quando começou a trabalhar: “[O McDonald’s] vir para cá é uma mudança muito grande. Para os moradores, era o que faltava. Eles pensam: ‘Se chegou o McDonald’s, pode chegar qualquer coisa’”. No primeiro dia de abertura, o quiosque teve filas. “Agora, esperamos um restaurante mesmo.

Paulo Silva, segurança do Supermercado Negreiros há treze anos, também vê a chegada como um ponto positivo para o pedaço: “O pessoal tem uma mentalidade muito negativa sobre o ‘fundão’ da Zona Leste e isso evolui mais o bairro. Existem pessoas muito boas aqui e que merecem isso”, afirma.

Quem não deve ter gostado tanto da novidade é o restaurante Guidi’s Grill, dentro do supermercado. Com um cardápio de casquinhas, sundaes, milk-shakes e outros doces a preços similares, ele agora ganhou um concorrente de peso, que chega com a vantagem de ser popular não só na Cidade Tiradentes, em São Paulo ou no Brasil, mas no mundo inteiro.

McDonald’s Cidade Tiradentes
No estacionamento do Supermercado Negreiros: novidade causava empolgação mesmo antes de abrir (Henrique Nascimento/Veja SP)
Publicidade