Rolar a timeline do Instagram e não encontrar fotos de comidinhas é quase impossível. Além dos cliques mais normais que todos nós já tiramos em algum restaurante (e nem sempre ficam aqueeela beleza), tem gente apostando na produção e publicando cliques dignos de profissionais.
Para saber os segredos de quem faz fotos de encher os olhos e dar água na boca conversamos com Diego Oliveira, paulistano de 26 anos, dono do usuário @eudiiih e autor de belas imagens. Ele nos deu dez dicas para conseguir resultados incríveis nas fotos, usando câmera ou o celular. Confira!
+ Vídeo: 10 dicas para se tornar um foodie
1) Fique perto das janelas nos restaurantes: mais suave do que as luzes artificiais, a claridade do dia valoriza seu clique, dando mais detalhes ao prato e ressaltando os contornos.
2) Acorde cedo: a luz natural é o ideal para fotografar, mas antes do meio-dia. Depois disso, o sol fica muito forte e pode deixar os tons de branco muito artificiais.
3) Desligue o flash: ele tira os detalhes do clique por jogar uma luz muito forte na composição.
+ Dez coisas que o paulistano ama odiar
4) Pense num cenário: vale tudo, uma bandeja, uma mesa de café, uma cama com lençóis. O importante é criar uma composição que vai valorizar o prato ou a comidinha.
5) Combine: pense em três ou quatro cores para combinar com seu prato. Mas não é bom abusar, o excesso de cores pode tirar a atenção do mais importante, a comida!
6) Improvise: vale a pena subir em uma cadeira para tirar a foto de cima, colocar os pratos no chão para conseguir um enquadramento diferente, ou usar uma parede branca para parecer um estúdio. O improviso é um aliado de quem quer fazer belos cliques.
7) Procure referências: repare nas fotos de revistas, outros usuários do Instagram, comerciais de TV, e onde mais você ver fotos que goste. Isso pode te ajudar a ter suas próprias ideias.
8) Projete: pense na foto antes de fazê-la, como se fosse um quebra cabeça, e vá montando item por item e compondo a cena. Usar caneta e papel pode ajudar a visualizar a imagem antes de tirar a foto.
+ MasterChef: jurados provam jacaré e outras coisinhas
9) Seja paciente: quanto mais você produzir a foto e mais for atento aos detalhes, melhor será o resultado final. Tenha calma e pense em cada cantinho. O resultado vai valer a pena.
10) Edite: use os recursos do Instagram, ou programas de edição como o Photoshop e o VSCOCam, a seu favor. Dê um ganho de cor, uma mexidinha no brilho ou até uma escurecida no canto. Só não vale abusar, isso pode render um efeito muito artificial e chapado na foto.