No próximo dia 4 de julho, acontece, em São Paulo, a final brasileira da 10ª edição do World Class Competition, o maior campeonato de coquetelaria do mundo, promovido pela Diageo, líder mundial na produção de destilados premium.
Oito bartenders de diferentes regiões do país seguem na disputa pelo título de melhor do Brasil e por uma vaga na final mundial, que será em Berlim, na Alemanha.
Saiba mais, abaixo, sobre os estabelecimentos paulistanos onde trabalham quatro dos oito finalistas.
Gabriel Santana dá expediente no Benzina, na Vila Madalena, e Heitor Marin, no Seen, que fica no hotel Tivoli Mofarrej. No restaurante japonês Nakka, no Jardim Paulista, trabalha Miguel Paes, e no Clos, na Vila Nova Conceição, Rafael Domingues
Tocado pelos sócios da rede de lanchonetes Bullguer, o bar agita uma esquina da Vila Madalena. A equipe que trabalha nos balcões é dirigida pelo bartender Gabriel Santana. Após nove anos em Genebra, com rápida passagem por Nova Orleans, o paulistano, que representou a Suíça na final do World Class 2017, voltou à cidade. Sua carta tem drinques de boa relação qualidade/preço. O pepperista leva gim Tanqueray limão-siciliano, xarope de baunilha, licor de pêssego e pimentão vermelho.
O restaurante é conhecido pelas receitas contemporâneas, caso do leitão com emulsão de agrião e canjiquinha. Quem cuida da área etílica é o bartender Rafael Pires Domingues, que já passou pelo extinto Garrafas Bar, na Vila Madalena. Entre as receitas, aparece o elderfashined, com rum Zacapa 23, licor St. Germain, bitter de café e bitter de tangerina.
Ambiente arrojado e cardápio japonês moderninho atraem um público arrumado que gosta de ver, ser visto e comer bem. Concorrido, o restaurante do Itaim Bibi ganhou, em 2017, uma filial mais espaçosa no Jardim Paulista, onde o bartender Miguel Paes dá expediente . Esse mineiro trabalhou por um ano no Caverna, no Rio de Janeira, antes de vir a São Paulo. Ele prepara misturas como o jardins, drinque de gim Tanqueray Ten, xarope de baunilha, pepino, limão e água de flor de laranjeira.
O restaurante ocupa a cobertura do Hotel Tivoli Mofarrej, com clima de balada. O menu tem a assinatura do lisboeta Olivier da Costa e é executado pela equipe de William Ribeiro. Em lugar de destaque, o balcão fica a cargo de Heitor Marin, que já passou pelo Ici Bistrô e pelo Riviera. Entre as pedidas, o acônito leva Tanqueray, licor de ervas, limão-siciliano, xarope de açúcar e espumante.