Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Especialista dá dicas de como combinar cervejas e queijos

Das bebidas mais leves às encorpadas, Cilene Saorin destaca as melhores opções; saiba onde comprar os produtos

Por Mariana Oliveira
Atualizado em 20 jan 2022, 09h53 - Publicado em 31 jul 2014, 20h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “Quando se fala em harmonização, duas palavras são peças-chave: equilíbrio e diálogo”, alerta Cilene Saorin, mestre cervejeira e sommelière. Cilene participa da curadoria do Degustação Beer & Food, evento que começa nesta sexta (1º) e reúne produtores, apreciadores e especialistas da bebida. A pedido de VEJA SÃO PAULO, ela deu dicas de quais queijos vão bem com os diferentes tipos de cerveja que encontramos em mercados e empórios da cidade.

    + Sommelier do Fasano indica os melhores vinhos baratos de supermercados

    + Paçoquinha cremosa: descobrimos por que é difícil encontrá-la

    Levando em consideração a quantidade de gordura dos laticínios e a intensidade das bebidas (medida pela combinação entre álcool, amargor, acidez e frisante), a lista abaixo começa pelas opções mais leves e termina com sabores mais marcantes. “A harmonização entre comida e bebida vai além da preparação da boca para a próxima garfada. Quando a interação entre as características dos alimentos é completa, temos uma sensação parecida com um abraço em quem amamos”, reflete a sommelière.

    + Restaurantes oferecem fondue na temporada de frio

    Queijos frescos: por conter pequenas quantidades de gordura, laticínios como o minas frescal e a ricota formam boas combinações com as cervejas do tipo pilsen, encontradas facilmente em qualquer supermercado da cidade. Entram opções como a Bohemia Pilsen, Baden Baden Cristal, Stella Artois, Estrella Damm e Heineken. 

    Queijos de casca branca: o brie e o chèvre fazem parte dessa família. Para acompanhar a primeira opção, feita com leite de vaca, escolha o tipo weiss. A dica é a alemã Bamberg Weizen. Com os queijos de cabra, compre bebidas do tipo wit, como a Hoegaarden Wit. 

    Continua após a publicidade

    Queijos semiduros: para os fãs do gruyère, queijo suíço, a mestre-cervejeira indica as bebidas do tipo blond ale, como a La Trappe Blond. Da mesma família, o emmental forma uma ótima dupla com o estilo belgian pale ale. É exemplo a Eisenbahn Pale Ale. 

    Queijos duros: parmesão e pecorino são grandes exemplos dessa classificação. Um mesmo estilo de cerveja pode harmonizar os dois: robust porter. Bem encorpada, a londrina Fuller’s London Porter casa com laticínios mais gordurosos. 

    Queijos de veios azuis: com sabores intensos, queijos como gorgonzola e roquefort precisam de cervejas mais robustas. Para casar com o primeiro, típico da Lombardia, região da Itália, aposte nas famosas IPAs (india pale ale), como a Colorado Indica. Já o laticínio francês cai bem com o estilo Imperial Stout, que tem como bom exemplo a versão feita pela cervejaria Bierland. 

    + Restaurantes incrementam menus com sopas e caldos

    Confira abaixo a lista com todos os queijos e cervejas citadas no texto e veja onde encontrar cada produto:

    Continua após a publicidade

    CERVEJAS

    Bohemia Pilsen

    Baden Baden Cristal

    Stella Artois

    Estrella Damm

    Heineken

    Continua após a publicidade

    Bamberg Weizen

    Hoegaarden Wit 

    La Trappe Blond

    Eisenbahn Pale Ale

    Fuller’s London Porter

    Continua após a publicidade

    Colorado Indica

     

    QUEIJOS

    Minas Frescal

    Ricota

    Brie

    Continua após a publicidade

    Chèvre

    Gruyère

    Emmental

    Parmesão

    Pecorino

    Gorgonzola

    Roquefort

    * Preços checados em 31/7/2014

    Publicidade
    Publicidade