A internet comemorou a vitória de Michele Crispim na final do MasterChef nesta terça (22). A catarinense, que conquistou o título de melhor cozinheira amadora de 2017, encerrou sua participação no programa da Band apresentando ao trio de jurados uma sobremesa leve. Porém, a escolha rendeu burburinho.
Isso porque, na mesma hora, a chef Bel Coelho acusou a participante do reality show de ter copiado “descaradamente e literalmente” uma sobremesa criada por ela há mais de quinze anos.
De acordo com a profissional, o tartar de abacaxi com tapioca e baba de moça foi concebido quando ainda cozinhava no restaurante Sabuji. O prato chegou a integrar o menu de seu atual restaurante, o Clandestino, na Vila Madalena, mas não está mais disponível no cardápio.
Depois de receber uma enxurrada de críticas, Bel editou a legenda do post, dando razão aos seguidores. Escreveu: “Tenho que me sentir honrada de servir de inspiração”.
Bel, que já participou do MasterChef como jurada especial em outras temporadas, disse a VEJA SÃO PAULO que não acompanhou o programa neste ano e assistiu à final por acaso. “Estava dando de mamar para o meu filho e dei de cara com a minha sobremesa em rede nacional. Fiquei chateada porque os jurados falaram como se fosse uma criação da Michele”, contou.
Pouco tempo depois, a chef percebeu que tinha agido por impulso: “Resolvi expor meus sentimentos sem pensar duas vezes, mas foi uma bobagem. O que importa é que tivemos mais uma mulher vencedora na cozinha.” Contou ainda que conversou com Michele por mensagem e ambas pediram desculpas uma a outra.
Depois da polêmica, a vencedora da quarta edição do MasterChef dedicou parte da vitória à autora do prato:
No Twitter, a jurada Paola Carossella havia saído em defesa da campeã:
Filipe - tudo é plagio hj em dia . É @masterchefbr AMADORES ! É obvio q vao copiar ! Tem chefes estrelados copiando literalmente outros! https://t.co/ljTA7Kpfbo
— Paola Carosella ⚡️ (@PaolaCarosella) August 23, 2017