Esqueça aqueles antigos comércios com paredes de azulejos e carnes penduradas em ganchos. Há um novo modelo de açougue na cidade que em nada lembra os negócios do passado. São espaços modernos, adornados com geladeiras repletas de contrafilé, maminha, picanha e filé-mignon, entre outros cortes nacionais e importados, já limpos, porcionados e embalados a vácuo. Se surgir uma dúvida na hora de escolher o que levar, um funcionário treinado explicará as diferenças de cada um deles e a melhor forma de prepará-los.
Esses e outros diferenciais, como a entrega dos produtos no endereço do cliente, estão evidentemente embutidos nos preços, mais altos que os cobrados pelos mercados convencionais. Muitos dos clientes dessas butiques acham que vale a pena pagar o que custa um produto de qualidade superior. “Eu só trabalho com novilhos com idade entre 24 e 36 meses, todos rastreados, ou seja, sei qual é a origem deles e que tipo de alimentação eles têm”, afirma Sylvio Lazzarini, dono da distribuidora Intermezzo, que se consolidou abas tecendo restaurantes.
Em dezembro, o empresário decidiu aproximar a grife do consumidor final e abriu uma espécie de showroom em frente à churrascaria Varanda, no Itaim Bibi, da qual também é proprietário. O lugar reúne diversas peças de kobe beef, extraído do valorizado gado japonês wagyu. Conforme o grau de marmorização (quantidade de gordura entremeada à carne), 1 quilo chega a custar mais de 300 reais.
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Quem está em busca de cortes mais convencionais também encontra sugestões selecionadas. “A ideia é vender artigos de excelência, seja para um jantar especial, churrasco ou mesmo para o dia a dia”, diz Danilo Jorge, sócio da No Ponto, em Moema. Lá, ele oferece lagarto (30,60 reais o quilo), coxão mole moído (29 reais) e bifes (30 reais) com o selo da Intermezzo. Tem ainda porco e frango de outras marcas, cervejas, temperos e facas. Para março, está prevista uma ampliação. “Reformaremos o imóvel e incluiremos caças e frutos do mar nas gôndolas”, adianta Jorge.
CARDÁPIO PREMIUM
Veja na galeria algumas das opções de produtos e cortes diferenciados disponíveis em endereços exclusivos
O aumento da demanda por carnes premium também estimulou o empresário Ricardo Gabriel a expandir sua loja, especializada em cortes argentinos. Aberta quatro anos atrás na Avenida Sabiá, a Prime Beef ocupa desde 2010 um imóvel com o triplo do tamanho na mesma Rua Canário onde está a No Ponto. “Somos muito procurados por consumidores que viajam bastante e querem fazer em casa o que provaram fora do país”, conta Gabriel, referindo-se a países como Argentina e Uruguai. Para atender esse público, há bife de chorizo (de 47 a 65 reais o quilo), ancho (49 a 80 reais), ojo de bife (59 reais) e até batatas suflês e empanadas da marca Caminito, para acompanhamento. Uma das sugestões mais interessantes é o asado de tira (39 a 49 reais), corte transversal da costela do boi. “É macio, fácil de preparar, e seu preço não costuma ser exagerado”, descreve o proprietário.
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Uma das pioneiras no formato açougues gourmets, a Wessel mantém desde 1974 uma loja com toda a linha da marca na Avenida Faria Lima. Apenas nesse endereço se encontram os sete cortes de cordeiro neozelandês, considerado um dos melhores do mundo, recém-trazidos à cidade. “Foram três anos de negociações até conseguir esse lote”, afirma o proprietário, István Wessel. O carré (costeleta) custa 137,50 reais o quilo. Outro veterano do mercado, Marcos Guardabassi mantém um empório com produtos da marca Bassi (desde 2005 nas mãos do Marfrig Group), entre outros fornecedores, na entrada de seu restaurante, o Templo da Carne, na Bela Vista. Mesmo depois de um farto almoço ou jantar, fica difícil resistir à tentação de comprar e levar para casa o bombom de alcatra (69 reais o quilo), corte de primeira criado pelo açougueiro.
SERVIÇO
■ INTERMEZZO GOURMET. Distribuidora do dono da churrascaria Varanda.
■ NO PONTO. Oferece peças bovinas da Intermezzo, além de cervejas e temperos.
■ PRIME BEEF. Especializada em cortes argentinos. Propõe cursos de churrasco.
■ TEMPLO DA CARNE MARCOS BASSI. A loja fica na entrada do restaurante.
■ WESSEL. Reúne a linha completa da marca mais apetrechos.