Quem vê o sucesso do restaurante-adega Altruísta Osteria & Enoteca, localizado no disputado bairro dos Jardins, nem acredita que a casa iniciou suas atividades em uma das fases mais difíceis da pandemia provocada pelo novo coronavírus, em julho do ano passado.
Não à toa, o espaço foi o grande vencedor da categoria Destaque Empreendedor Santander, na tradicional premiação VEJA SP Comer & Beber 2021. “Quando todo mundo estava com o pé no freio, nós viemos acelerando. Começamos com um quadro de 16 funcionários e, hoje, já somos em 35”, explica Glaucia Volterani, diretora comercial do restaurante.
Patrocinador de diversos eventos e programas de gastronomia, o Santander Brasil é um dos parceiros que ajudam a celebrar os melhores endereços para comer e beber na capital paulista.
Trabalhando com restrições
As medidas de isolamento social necessárias para conter a disseminação da Covid-19 impactaram os bares, restaurantes, lanchonetes e padarias, que, em um primeiro momento, viram seus salões e bufês se esvaziarem quase do dia para a noite. Depois, precisaram se adaptar às restrições de horários e lotação.
Para seguir trabalhando, foi preciso resiliência e criatividade para se reinventar. Surpreendentemente, foram muitos os empreendedores que enxergaram uma oportunidade de crescimento mesmo em meio às adversidades.
“Nunca pensamos em desistir ou adiar a inauguração, mas precisamos ajustar a nossa estratégia para seguir em frente. Como também somos uma enoteca, o caminho foi apostar na venda de vinhos, que acabou aumentando bastante nesse período de confinamento”, conta Glaucia Volterani.
A equipe ampliou os seus canais de venda, apostando na força dos marketplaces, além de investir em conteúdo para redes sociais e mídia paga para a captação de novos clientes.
O restaurante também teve o apoio do Santander, principalmente para consolidar suas operações de pagamento. A participação no evento VEJA Comer & Beber também foi muito importante, contribuindo para que a frequência saltasse em quase 50%. “É uma parceria que nos traz bastante tranquilidade, pois sabemos que podemos contar com o Santander”, finaliza a direta comercial.
Cooperação inabalável
Durante a pandemia de Covid-19, o Santander Brasil deu continuidade a diversas ações para apoiar toda a cadeia relacionada ao setor gastronômico – do produtor rural aos bares e restaurantes. Agora, a instituição também ajuda a fomentar esse importante momento de retomada.
Saiba, a seguir, o que a instituição tem feito pela gastronomia.
O programa de pontos para quem possui um cartão de crédito Santander oferece descontos em diversos parceiros, além de opções para acumular e trocar seus pontos.
Une a conta pessoa física e pessoa jurídica com um só gerente e uma só tarifa. Perfeito para quem é sua própria empresa, como feirantes, caminhoneiros e donos de restaurante.
Para empresas de todos os tamanhos. Oferece gerentes especializados de acordo com o ramo do negócio e até loja virtual para vender pela internet.
Máquina de cartão com taxa de 2% no débito e no crédito à vista, para restaurantes, cafés e lanchonetes receberem com facilidade. Conta com um aplicativo exclusivo para o controle das finanças. Dependendo do faturamento, oferece 100% de redução na mensalidade do aluguel.
Soluções para todo mundo que empreende na gastronomia – para quem cultiva os ingredientes ampliar a produção ou para o restaurante reformar o salão.
A segurança de que todo negócio precisa: para bares, lanchonetes, restaurantes e cafés, com cobertura de mercadorias em ambientes frigoríficos, e para caminhões que transportam os ingredientes.
O cartão de vale-refeição com taxas atrativas, proximidade no dia a dia para ajudar os restaurantes a atrair mais clientes e transparência no acesso a cadastros, relatórios e fluxos de caixa.
Ferramenta que ajuda a controlar estoque, registrar pagamentos, acessar o fluxo de caixa, emitir notas e até ter sua própria loja virtual. Com ele, donos de restaurantes e outros empreendimentos gastronômicos podem controlar cada etapa da gestão do negócio.