Avatar do usuário logado
OLÁ,
Continua após publicidade

Cafés temáticos se multiplicam pela cidade

Brincar com gatos, ser servido por cosplayers e se sentir em um ambiente 2D são algumas atrações das cafeterias

Por Cintia Oliveira
19 Maio 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando se pensa em cafeteria, vem à cabeça a imagem de um ambiente onde se pode saborear desde um expresso até variações da bebida tirada de grãos especiais, acompanhados ou não de uma fatia de bolo, por exemplo. Mais recentemente, porém, os cafés vão além dessa fórmula e se dedicam também a oferecer diversas experiências ao público, que reverberam nas redes sociais. Embora esse conceito tenha chegado a alguns pontos da cidade, como o Jardim Paulista, que reúne desde a Rabisco Café 2D, que tem como cenário um salão preto e branco que foi feito para parecer bidimensional, até o Café Cherie, onde a cor rosa está da fachada aos móveis, a Liberdade acabou se tornando epicentro desse estilo de cafeteria.

    Salão de cafeteria com paredes, mesas e cadeiras brancas e detalhes em rosa.
    O salão do Chest of Wonders Maid Café: na Liberdade (Karen Battistini e Karina Cavalcante/Divulgação)

    Uma das que puxaram a fila da novidade por lá foi a We Coffee, inaugurada em 2020 na Rua dos Estudantes. Desde então, viralizou pelo salão branco onde se pedem doces vistosos e bebidas coloridas — as filas na porta, nessa unidade e nas três filiais em outros bairros, são gigantescas. O Coffee Selfie, que fica a 300 metros da We Coffee, oferece outro tipo de experiência, mas tão instagramável quanto: o cliente tem a sua foto impressa no topo de sua bebida. Alguns endereços também entregam performance. É o caso do Chest of Wonders Maid Café, aberto em agosto na Rua Galvão Bueno.

    + Conheça o melhor café de São Paulo

    Sucesso no Japão, nesse estilo de casa os clientes são atendidos por cosplayers vestidos como empregadas da Era Vitoriana, personagens que povoam os animes e mangás. “Quando o pedido é servido, as maids fazem ‘uma magia’ para tornar a comida ainda mais saborosa”, explica a sócia Karina Cavalcante, referindo-se à encenação realizada pela equipe.

    Caneca de vidro com bebida rosa, calda e granulados azul e rosa coberta por casquinha de sorvete.
    Frapcórnio do Chest of Wonders Maid Café: leite, xarope de frutas vermelhas, chantili, calda de leite condensado, confeitos e casquinha (Karina Cavalcante e e Karen Battistini/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    É possível escolher a personalidade que a maid terá durante o serviço. “Ela pode ser atrapalhada, tímida, irritada ou enérgica”, enumera. O menu tem sugestões como frapcórnio (leite, xarope de frutas vermelhas, chantili, calda de leite condensado, confeitos e chifre de casquinha).

    Aberto no mês passado na Rua Américo de Campos, o Hello Kitty and Friends 2D é a nova aposta do grupo Eat Asia no bairro em parceria com a Sanrio, empresa japonesa dona dos direitos da personagem da gatinha. O lugar tem como atrativo o salão em 2D. Cada detalhe dos três ambientes foi desenhado à mão pela artista plástica Carol Wang. “Por conta da concorrência, precisamos nos diferenciar”, acredita Henry Nakaya, um dos sócios.

    Ambiente de cafeteria da Hello Kitty com chão quadriculado preto e branco, paredes brancas com desenhos em preto e balcão de doces com atendentes à esquerda.
    Salão do novo Hello Kitty and Friends 2D: cenário preto e branco (Neuton Araújo/Divulgação)

    O menu de jeitão asiático tem minihambúr gueres de wagyu e queijo prato no pão colorido e o bolo 2D, com decoração preta e branca, massa de baunilha, chantili e geleia de morango. O café, entretanto, se limita ao expresso, que pode vir na variação cappuccino com chantili. “Se oferecermos só café, a conta não fecha. Por isso, pensamos em bebidas sem álcool para o público infantil criadas pelo bartender Marcelo Serrano”, justifica Nakaya.

    Continua após a publicidade

    Embora boa parte dos endereços temáticos tenha uma pegada moderninha, a Gateria Cat Café segue outra trilha. Aberta em julho em uma residência na Vila Mariana, tem por inspiração os cat cafés que fazem sucesso em Tóquio e Nova York e abriga um espaço onde é possível brincar com felinos.

    Quintal com piso de concreto com vários gatos no chão.
    Gateria Cat Café: área onde é possível brincar com felinos (Felipe Rosa/Divulgação)

    “Em outros países, os gatos circulam entre as mesas, mas as leis sanitárias brasileiras não permitem essa integração”, explica Luana Paroni, que comanda o espaço com a irmã, Bruna. Para acariciar os gatos por meia hora, cobra-se uma taxa de 16,90 reais, que é destinada aos cuidados com os pets. Aliás, os gatos estão para adoção.

    Foto aérea de dois cafés, um deles com latte art em formato de gato.
    Latte e cappuccino: do Gateria Cat Café (Cintia Oliveira/Veja SP)
    Continua após a publicidade

    Antes ou depois, é possível desfrutar um cappuccino que pode ser pedido com decoração de gatinho, feito com grãos de bourbon vermelho Mitsuo Nakao, de Patos de Minas (MG), na companhia de um bolo de cenoura com ganache. “A experiência não seria completa se não fosse pela qualidade do café”, acredita Bruna.

    Café Cherie. Rua Doutor Melo Alves, 436, Jardim Paulista. Instagram: @cafecherieoficial

    Chest of Wonders Maid Café. Rua Galvão Bueno, 580, Liberdade. Instagram: @chestmaids.

    Coffee Selfie. Rua Thomaz Gonzaga, 107, Liberdade. Instagram: @coffeeselfie_sp.

    Continua após a publicidade

    Gateria Cat Café. Rua Doutor José de Queirós Aranha, 358A, Vila Mariana. Instagram: @gateriacatcafe.

    Hello Kitty and Friends 2D by EAT Asia. Rua Américo de Campos, 118, Liberdade. Instagram: @hellokitty2d_eatasia.

    Rabisco Café 2D. Alameda Franca, 1552, Jardim Paulista. Instagram: @rabiscocafe2d.

    We Coffee. Rua dos Estudantes, 24, Liberdade. Mais três endereços. Instagram: @wecoffee.br

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA São Paulo de 24 de maio de 2023, edição nº 2842.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade