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Na Latam, será possível escolher assento do avião a partir de agosto

A taxa para a marcação varia de 15 a 25 reais. Gol e Azul já têm esse serviço

Por Estadão Conteúdo
18 jul 2018, 14h49
Imagem mostra avião da Latam decolando de aeroporto
Latam: novos serviços cobrados (Instagram/Reprodução)
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A Latam passará a cobrar, a partir de 16 de agosto, pela marcação de assentos nos voos. O valor será de 25 reais para os passageiros que comprarem passagem na tarifa mais barata da companhia, a Promo, e de 15 reais para aqueles que comprarem em uma categoria superior, a Light. As tarifas mais caras – Top e Plus – não cobrarão pelo serviço. Os passageiros que não pagarem para escolher o assento terão a seleção feita de forma automática 48 horas antes do voo.

O sistema de cobrança pela escolha do assento já é adotado pelas concorrentes Gol e Azul, além de companhias internacionais, e faz parte das mudanças que as aéreas têm adotado nos últimos anos para aumentar suas receitas auxiliares. Há um ano, as empresas começaram a cobrar também pelo despacho de bagagem.

Segundo o último relatório anual da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as receitas auxiliares da aéreas brasileiras, que incluem também venda de alimentos e remarcação de passagem, corresponderam a 2,1% das receitas totais em 2016. No ano anterior, a participação havia sido de 1,8%.

Na Gol, que cobra pelo serviço desde fevereiro, o valor mais barato para escolha de assento com antecedência é de 10 reais. No período em que o check-in está aberto, porém, o passageiro pode escolher seu assento de forma gratuita entre aqueles que restaram. Na Azul, os preços também são a partir de 10 reais.

A Avianca cobra, hoje, apenas pela reserva de assentos especiais com mais espaço. O serviço, que inclui embarque prioritário, custa 39 reais em voos nacionais.

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Remarcação

Entre as novas alterações da Latam está também a cobrança pela alteração do horário do voo na mesma data. O preço do serviço será, a partir de 16 de agosto, de 75 reais para os passageiros com tarifa Light.

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