30 anos sem Tom Jobim: musical sobre sua vida estreia em São Paulo em 2025
O compositor carioca faleceu neste 8 de dezembro, em 1994; confira quais são suas músicas mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos

Há exatos trinta anos, Tom Jobim (1927-1994) falecia em Nova York, aos 67 anos. Um dos nomes mais importantes da música brasileira, o compositor carioca segue vivo em diversas homenagens até hoje.
Em cartaz atualmente no Rio de Janeiro, a peça Tom Jobim Musical retrata a vida e o legado do músico, com texto de Nelson Motta e Pedro Brício, direção de João Fonseca e direção musical de Thiago Gimenes.
No dia 6 de março de 2025, o espetáculo chega a São Paulo para uma temporada no Teatro VillaLobos. Elton Towersey interpreta Tom, e Otávio Müller vive Vinicius de Moraes no musical.
Além da peça, acontece no próximo dia 14 a programação Especial 30 anos sem Tom Jobim, na Casa de Cultura do Parque. Terão apresentações musicais de Júlia Toledo, Geovanna Regazi, Luis Chamis e Benjamin Taubkin, além de um bate-papo com Arthur Nestrovski e Lorenzo Mammì.
Um dos criadores da bossa nova, e autor de canções inesquecíveis, eternizadas na cultura brasileira, Jobim segue vivo em sua imensa influência musical.
Confira a seguir o levantamento do Ecad que mostra as suas composições mais ouvidas no Brasil nos últimos cinco anos.
Músicas de Tom Jobim mais tocadas no Brasil
1o – Garota de Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
2o – Wave (Tom Jobim)
3o – Chega de saudade (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
4o – Eu sei que vou te amar (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
5o – Águas de março (Tom Jobim)
6o – Corcovado (Tom Jobim)
7o – Samba do avião (Tom Jobim)
8o – Água de beber (Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
9o – Desafinado (Newton Mendonça/Tom Jobim)
10o – Samba de uma nota só (Newton Mendonça/Tom Jobim)