O Theatro São Pedro apresentará, de quinta-feira (26) a domingo (29), três óperas inéditas de jovens escritores e compositores, criadas na segunda edição do projeto Atelier de Composição Lírica.
O edital reúne compositores e libretistas, que recebem aulas teóricas e participam de encontros com cantores líricos, musicólogos, diretores de cena, maestros e músicos. Três duplas são formadas para criar obras curtas, sob orientação de Alexandre Dal Farra e Flo Menezes.
Nos dias 26, 27, 28 e 29, o trio de obras será apresentado nas mesmas sessões. Gota Tártara: uma ópera-pesadelo, de Franciele Regina (composição) e Sofia Boito (libreto), abre as noites, inspirado no mito de Medeia e na peça Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes.
Entre-Veias: uma ópera de entranhas é a seguinte, criada por Giovanni Porfirio (composição) e Jaoa de Mello (libreto). Neste espetáculo, o protagonista é um vírus, papel assumido por diferentes cantores solistas.
Encerrando as apresentações, Casa Verdi: meta-ópera em ato único, com música de Caio Csizmar e libreto de João Crepschi. O título é uma referência ao retiro criado pelo compositor Giuseppe Verdi no século XIX, dedicado a cantores aposentados. Entre os personagens, figuram artistas famosos como Maria Callas, Renata Tebaldi, Luiza Tetrazzini e Luciano Pavarotti.
O projeto tem direção musical de Leonardo Labrada, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, além de direção cênica de Ines Bushatsky, cenografia de Fernando Passetti, figurino de Awa Guimarães, iluminação de Aline Santini e visagismo de Tiça Camargo.
O elenco é formado pelos cantores Manuela Freua (soprano), Laiana Oliveira (soprano) e Vinícius Atique (barítono). 16 anos. Theatro São Pedro. Rua Barra Funda, 171, Barra Funda, ☎ 3221-7326. ♿ Qui. (26), sex. (27) e sáb. (28), 20h; Dom. (29), 17h. R$ 60,00 a R$ 100,00. theatrosaopedro.org.br.