Avatar do usuário logado
OLÁ,

Tudo de Som

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Novidades da música, clipes, entrevistas, artistas, listas e shows, por Tomás Novaes.
Continua após publicidade

Festival Ilumina chega à sua 8º edição com dois concertos na Sala São Paulo

Projeto reúne jovens músicos brasileiros e solistas internacionais em fazenda para conviverem e prepararem seis apresentações gratuitas

Por Tomás Novaes
13 jan 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em uma fazenda de café orgânico no município de Mococa, divisa entre São Paulo e Minas, a 300 quilômetros da capital paulista, 23 jovens instrumentistas bolsistas e oito músicos internacionais convivem e ensaiam por quase duas semanas para apresentar seis concertos gratuitos.

    + Exposição imersiva de Picasso chega a São Paulo em março; confira valores

    Os dois últimos na Sala São Paulo, neste sábado (14) e domingo (15), com direito a participação do violonista carioca Guinga na penúltima apresentação. Esse projeto único é o Ilumina, que chega à sua oitava edição em 2023.

    “A história do Ilumina remete à minha história. Eu nasci em Atlanta, nos Estados Unidos, e minha mãe e minha avó eram pessoas indígenas com um talento incrível para música — mas que não tiveram oportunidade. Então sempre pensei que as melhores ideias do mundo são perdidas no cérebro de pessoas que não têm oportunidade”, conta Jennifer Stumm, violista que fundou o festival em 2015, na Fazenda Ambiental Fortaleza.

    Imagem mostra mulher sorrindo em meio a plantas
    A violista Jennifer Stumm: proposta inclusiva. (Rodrigo Rosenthal/Divulgação)

    De lá para cá, o projeto se apresentou no tradicional Festival de Lucerna, na Suíça, e proporcionou 100 bolsas de estudos para jovens em universidades de primeira linha.

    Continua após a publicidade

    Iury Santos, 18, violinista do Itaim Paulista, na Zona Leste, conta que a experiência vai muito além dos ensaios. “Nesses quatro dias na fazenda, parece que eu vivi um semestre, pelo tanto que aprendi. A gente conversa sobre tudo. As pessoas aqui são das mais diversas, em crença, em língua, em cultura, e isso é enriquecedor. A gente também conversa com agricultores, aprendemos sobre café, sobre rotina, sobre empreendedorismo”, conta — as inscrições foram abertas em outubro para violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas da América Latina entre 18 e 26 anos, que depois passaram por uma seleção.

    Os ingressos para os concertos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação. Sala São Paulo. Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, ☎ 3367-9500. → Sáb. (14), 20h; dom. (15), 16h. Livre. Grátis. salasaopaulo.art.br.

    Publicado em VEJA São Paulo de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824

    Continua após a publicidade

    +Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

    Publicidade

    Publicidade