Ari Borger traça conexões entre o blues e o Brasil em livro inédito
O pianista paulistano se apresenta nesta quarta-feira (17) no Blue Note, ao lado do cantor Hugo Rafael, com um tributo a Ray Charles
Referência no piano blues, Ari Borger mergulha no gênero e na sua trajetória em livro inédito que está sendo lançado neste mês — e estará à venda no show que faz nesta quarta-feira (17) em São Paulo, no Blue Note.
Em Brasil-Orleans: Ari Borger, o blues e a arte da escuta, o músico paulistano aproxima mundos que parecem distantes: a nossa cultura e a vertente musical de origem americana. “A ideia do livro é ser, através da minha biografia, uma espécie de aula musical para o leitor. Nele eu conto um pouco da história do blues e do jazz, e o que tem de proximidade entre New Orleans e o Brasil”.
Entre essas conexões, o autor cita desde a culinária — como o uso de leite de coco — até a linguagem musical, claro, com o baião usando a mesma escala do blues, com a sétima justa.
“Não é um livro para músicos, com detalhes técnicos. É um livro para as pessoas que são apaixonadas por música, com o objetivo das pessoas terem uma proximidade da com a música no seu dia-a-dia. Isso pode transformar vidas”, defende. A pré-venda do livro já está disponível no site da editora Afluente, com envios a partir desta quinta-feira (18).
Criado com influências da música clássica em casa, ainda na infância surgiu o interesse nas teclas. “Depois de um longo período estudando música clássica, cansado dessa coisa mais engessada do erudito, me peguei ouvindo os pianistas de boogie woogie e blues”, conta o pianista, que se aprofundou nesse universo, chegando a morar em New Orleans.
Com sete discos lançados, em que também experimentou a mistura do blues com a música brasileira, o instrumentista já dividiu o palco com bambas como o B.B. King, George Benson e Johnnie Johnson.
Nesta quarta-feira (17), às 22h30, Ari apresenta um tributo a Ray Charles no Blue Note, ao lado do cantor Hugo Rafael. “Sou completamente apaixonado pela obra dele, é um gênio. Será o primeiro show com o Hugo, é a estreia desse espetáculo novo, com um mergulho no repertório dele”, conta. Faixas como Georgia On My Mind, Drown in My Own Tears e Mess Around estão na setlist.
18 anos. Blue Note São Paulo. Avenida Paulista, 2073, 2o andar.→ Qua. (17), 22h30. R$ 120,00. eventim.com.br.





