Um Oscar para Leonardo DiCaprio, por favor
É inacreditável, mas Leonardo DiCaprio, 38 anos de idade, nunca ganhou o Oscar. Talvez 2013 seja o ano do astro. Assisti a Django Livre, o sensacional faroeste/drama/comédia/aventura de Quentin Tarantino. DiCaprio faz um fazendeiro que compra e vende escravos em 1859. Sua especialidade é promover lutas mortais entre os negros e, quando sente que um […]
É inacreditável, mas Leonardo DiCaprio, 38 anos de idade, nunca ganhou o Oscar. Talvez 2013 seja o ano do astro. Assisti a Django Livre, o sensacional faroeste/drama/comédia/aventura de Quentin Tarantino. DiCaprio faz um fazendeiro que compra e vende escravos em 1859. Sua especialidade é promover lutas mortais entre os negros e, quando sente que um competidor já rendeu tudo, não pensa duas vezes: joga-o aos cães famintos. É um vilão irascível, amedrontador e cínico. Poucas vezes vi DiCaprio tão à vontade num papel – e olha que ele já fez vários tipos memoráveis.
Embora seja um dos melhores e mais badalados astros de sua geração, ele só concorreu ao Oscar três vezes: melhor ator coadjuvante por Gilbert Grape (1994) e melhor ator por O Aviador (2005) e Diamante de Sangue (2007). Contudo, já foi diversas vezes esnobado pela Academia de Hollywood.
Em Titanic (1997), por exemplo, seu nome era quase certo entre os indicados. Ignorado, ele nem sequer compareceu à cerimônia. Vieram, então, outras atuações importantes em Gangues de Nova York (2002), Prenda-me se For Capaz (2002), Os Infiltrados (2006) e Foi Apenas um Sonho (2008). Nos dois últimos anos, a esnobação virou injustiça mesmo. A Origem e Ilha do Medo, de 2010, foram bem recebidos por público e crítica, mas Oscar que é bom, nada… Pior ainda: no ano passado, DiCaprio, numa atuação fabulosa em J. Edgar (foto abaixo), foi novamente “esquecido”.
Por Django Livre, que estreia dia 18, DiCaprio já ganhou o troféu do National Board of Review, que reúne a crítica americana, e está concorrendo ao Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante no próximo domingo. As indicações do Oscar 2013 saem amanhã. Torço muito para que ele, desta vez, chegue lá. E, de preferência, com a estatueta douradinha nas mãos.