O Blog do miguel continua oferecendo aos leitores e assinantes de Veja São Paulo a oportunidade de ver filmes, alguns raros, que não estão disponíveis em plataformas como Netflix e Amazon Prime Video. É no Looke, que, além do aluguel, em que há o Video Club, um canal de streaming cuja assinatura custa R$ 16,90 por mês.
Mas, até 18 de março, Miguel Barbieri preparou uma nova seleção e você não paga nada para ver. São quinze filmes, de gêneros diversos e várias nacionalidades. Há longas-metragens vindos de países como Polônia (Corpus Christi), Rússia (Paraíso), França (O Corte), África do sul (Os Iniciados) e Estados Unidos (Conspiração e Poder).
Os clássicos não ficaram de fora e incluem trabalhos memoráveis de Sophia Loren (Duas Mulheres), Robert De Niro (1900) e Romy Schneider (Sissi). Como você faz para ver de graça? Caso ainda não tenha, é preciso fazer um cadastro em looke.com.br. Pelo site, clique em “minha conta” e, lá, procure pelo gift code. No espaço em branco, digite BLOGDOMIGUEL. Pronto! A seleção Miguel Barbieri, dentro do Video Club, já estará disponível.
Duas Mulheres (foto da capa)
A italiana Sophia Loren ganhou o Oscar de melhor atriz em 1962 pelo papel de Cesira, uma viúva que, na Itália de 1943, tenta fugir dos horrores da II Guerra em companhia de sua filha. Seu objetivo é chegar até a região de Ciociaria, onde vivem seus parentes.
O Preço da Fama
Três meses depois da morte de Charlie Chaplin, ocorrida em 1977, na Suíça, dois imigrantes pobres decidiram ir até o cemitério onde ele estava enterrado, furtar o caixão com o corpo do ator e diretor e pedir um resgate à família. A história verídica, mas quase anedótica de tão inusitada, serviu de inspiração ao diretor Xavier Beauvois para criar uma comédia dramática igualmente bizarra.
Confiar
Em seu aniversário de 14 anos, Annie (Liana Liberato) ganha dos pais (Clive Owen e Catherine Keener) um novo computador e estreita os laços com um namoradinho virtual. Charlie, o rapaz em questão, diz ter 16 anos; depois, 25. Na sucessão de mentiras, surge à frente da menina um trintão cheio de más intenções. O drama enfoca temas instigantes: a prepotência dos adolescentes e a falta de estrutura do pai diante do crescimento da filha, além dos perigos da era digital.
Os Iniciados
O drama sul-africano faz um registro incomum. Trata-se aqui de rituais para os adolescentes “se tornarem homens”. Kwanda é um deles. Esse garoto de Joanesburgo, segundo seu pai, tem um jeitinho muito sensível. Por isso, ele será confiado a Xolani, um amigo da família. Os meninos, então, vão aprender a caçar e dormir numa tribo nas montanhas. Mas Xolani, secretamente, tem encontros sexuais com seu amante que, casado e pai, não quer abandonar a esposa.
Veludo Azul
Em um dos trabalhos mais instigantes de David Lynch, um jovem envolve-se numa investigação sobre um traficante (Dennis Hopper), que mantém um relacionamento doentio com uma cantora de cabaré, interpretada por Isabella Rossellini.
Corpus Christi
O poderoso representante da Polônia no Oscar 2020 de melhor filme internacional traz a história de Daniel (papel do estupendo Bartosz Bielenia), que sai de um centro de detenção para trabalhar numa fazenda no interior. Castigado pela vida e com a violência entranhada em sua rebelde personalidade, ele é confundido com o padre substituto da igreja local. Decide, então, se passar pelo pároco, celebrar missas (sem a mínima noção de seu papel) e até ouvir confissões.
O Corte
O veterano diretor Costa-Gavras traz a trajetória de Bruno Davert (José Garcia), um executivo francês que perde o emprego. O tempo passa e, dois anos depois, continua sem trabalho. Num ato de desespero, decide matar todos os candidatos da empresa em que trabalhava para poder recuperar seu cargo.
À Procura
Tudo começa com o misterioso desaparecimento de Cass, a filha pequena do casal Matthew (Ryan Reynolds) e Tina (Mireille Enos). A menina, simplesmente, some do carro do pai quando ele sai para comprar uma torta. Sentindo o peso da culpa e apontado como suspeito por uma dupla de detetives (Rosario Dawson e Scott Speedman), Matthew continua à procura da garota, mesmo oito anos depois do caso.
Albert Nobbs
Na Irlanda de 1898, o garçom Albert Nobbs (Glenn Close, em magnífica interpretação) cumpre seu serviço para juntar dinheiro para abrir a própria tabacaria. Nobbs, na verdade, é uma mulher disfarçada. Ao ser obrigada a dividir sua cama por uma noite com Page, um pintor de paredes, Nobbs terá seu segredo descoberto.
Leviatã
No tenso drama russo, Dmitri, um advogado de Moscou, vai até a Península de Kola, no extremo norte do país, para ajudar seu grande amigo Kolya, que se encontra num impasse. Viúvo, casado pela segunda vez e pai de um adolescente, Kolya é dono de uma propriedade herdada da família, onde instalou sua oficina mecânica. Contudo, o terreno, localizado numa vila de pescadores, foi confiscado a mando de um prefeito corrupto.
1900
Com mais de cinco horas de duração (é a versão integral), o magistral épico dirigido por Bernardo Bertolucci traz as trajetórias distintas de amigos de infância. De um lado está Olmo (Gérard Depardieu), um camponês com consciência política. Do outro, encontra-se Alfredo (Robert De Niro), filho de um fazendeiro. Ambos terão suas ópticas do fascismo e do comunismo.
Tsé
Com vídeos caseiros, imagens de arquivo da II Guerra e ilustrações, o filme traz uma extensa e emocionante entrevista de Tsecha Szpigel. O depoimento impressiona pela riqueza de detalhes. Judia polonesa, Tsé foi separada, ainda menina, do pai e do irmão e encaminhada ao campo de concentração de Sobibor. Só que sua mãe a atirou para fora do trem e, assim, ela trilhou um caminho de perigos e identidades falsas para sobreviver.
Sissi
É o primeiro filme da trilogia estrelada por Romy Schneider (1938-1982) em um dos papéis mais marcantes de sua carreira. Ela interpreta Sissi, a princesa Isabel da Baviera, que, em 1853, aos 15 anos, apaixona-se pelo imperador da Áustria — e o amor é correspondido. Ele, porém, está prometido em casamento para a irmã dela.
Paraíso
O indicado pela Rússia ao Oscar 2017 de filme estrangeiro é ambientado na II Guerra. Três personagens dão depoimento. Presa na França ocupada pelos nazistas, uma condessa russa, protetora de duas crianças judias, pretende escapar negociando com um investigador francês. Já no campo de concentração, ela revê Helmut, um antigo amante, que virou oficial alemão.
Conspiração e Poder
Em 2004, pouco antes da segunda eleição de George W. Bush, caiu nas mãos de Mary Mapes (Cate Blanchett), produtora da CBS, uma informação: o presidente teria dado “um jeitinho” de escapar da Guerra do Vietnã. Mary reuniu repórteres para juntar provas e conseguiu a cópia de um documento capaz de comprovar a malandragem do presidente americano.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 24 de fevereiro de 2021, edição nº 2726