Há um tema palpitante em Uma Criança como Jake, que eu vi no NOW. Trata-se de um casal tentando entender o comportamento de seu filho de 4 anos, que vive em conflito com sua identidade de gênero.
A origem do filme é uma peça de teatro e na direção do longa-metragem está Silas Howard (da série Transparent), um diretor trans. Talvez pelos nomes envolvidos, como os dos atores Jim Parsons (da série The Big Bang Theory), Claire Danes (Homeland) e Octavia Spencer (vencedora do Oscar por Histórias Cruzadas), eu esperava mais. Mas entendi a proposta de não expor o ator mirim Leo James Davis, que interpreta o Jake do título, e focar nos protagonistas adultos.
Jake tem 4 anos e prefere bonecas, contos de princesas e tutus ao invés dos carrinhos. Seus pais são esclarecidos e moram num apartamento no Brooklyn, em Nova York. Greg (Jim Parsons) é psicólogo e Alex (Claire Danes) deixou a profissão de advogada para se dedicar ao lar e ao filho. Eles entendem que Jake vive um processo de mudança de comportamento e buscam um Jardim de Infância particular para acolher o filho. O roteiro, então, trata da procura da escolinha e do “tentar entender” o que se passa com Jake – o pai quer a ajuda de um terapeuta; a mãe, mais compreensiva, é contra. Enfim, não é um filme sobre a criança e, sim, sobre as perguntas que os pais (se) fazem. Se você enxergar por esse ponto de vista, vai curtir.
Quer me seguir nas redes sociais? Anote:
Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr.