O SAG (Screen Actors Guild), prêmio do sindicato dos atores, é um bom termômetro para saber quem serão os futuros vencedores do Oscar nas categorias de interpretação. Entregues na noite de ontem, os troféus deram indícios de quem têm mais chances.
Duas categorias estão praticamente certas. Cate Blanchett, de Blue Jasmine, vencedora do SAG, deve repetir o feito no Oscar. O mesmo vai ocorrer com Jared Leto, igualmente vitorioso no SAG pelo papel do transexual em Clube de Compras Dallas. Vale ainda lembrar que Cate e Leto também faturaram o Globo de Ouro.
+ Quer saber mais sobre cinema?
+ Quer saber quais os dez filmes mais bem avaliados por mim na Veja São Paulo?
+ Making of da linda animação O Menino e o Mundo e uma entrevista com o diretor Alê Abreu
+ A lista completa dos indicados ao Oscar
+ Saiba quando estreiam os filmes indicados ao Oscar
Estão incertas as categorias de melhor ator e melhor atriz coadjuvante. Esperavam que Jennifer Lawrence (Trapaça) levasse o troféu, assim como aconteceu no Globo de Ouro. Mas, surpresa! (ou zebra), quem venceu foi Lupita Nyong’o, de 12 Anos de Escravidão. Como Leonardo DiCaprio, soberbo em O Lobo de Wall Street e vencedor do Globo de Ouro de ator/comédia, não estava no páreo, o SAG foi parar nas mãos de Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas), o que aumentam suas chances no Oscar e diminuem as de Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão).
O melhor elenco (sim, existe esta categoria no SAG) foi para, obviamente, Trapaça, que reúne quatro candidatos ao Oscar: Christian Bale, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence e Amy Adams. A título de comparação, no ano passado, três atores que ganharam o SAG (Anne Hathaway, Daniel Day-Lewis e Jennifer Lawrence) também foram contemplados com o Oscar.
Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.