Um time de dar água na boca. Seria impossível reunir as seis feras abaixo num único filme, mas, no meu blog, tudo é possível. Por isso, eis aqui minha homenagem aos aniversariantes de 15 de abril, esses adoráveis arianos.
Emma Watson – Ela já deixou Hermione para trás e, fashionista de primeira, completa 23 anos. Por uma década, a graciosa atriz ficou presa à cinessérie Harry Potter, mas vem provando que tem talento para ir além, ao contrário de seu colega de cena, Daniel Radcliffe. Seu filme mais recente exibido por aqui foi o muito bacana As Vantagens de Ser Invisível, que será lançado em DVD e Blu-ray em maio.
Emma Thompson – É certo que essa atriz inglesa já teve chances maiores no cinema, sobretudo na década de 90 quando era casada com o ator/diretor Kenneth Branagh, com quem fez Henrique V, Voltar a Morrer, Para o Resto de Nossas Vidas e Muito Barulho por Nada. Também dessa época são suas consagrações no Oscar: melhor atriz por Retorno a Howards End e melhor roteiro adaptado por Razão e Sensibilidade. Mesmo em papéis menores, tem roubado a cena nos últimos anos em filmes como Nanny McPhee, Homens de Preto 3 e no recente Dezesseis Luas. Emma faz 54 anos.
Seth Rogen – Falei recentemente de É o Fim, a comédia que marca a estreia de Seth Rogen como diretor. Estou apostando minhas fichas neste filme porque gosto mesmo de Rogen como comediante, embora O Besouro Verde tenha sido um fiasco. O ex-gordinho, porém, já faz papéis muito divertidos em Superbad, Segurando as Pontas, Pagando Bem, que Mal Tem? e Tá Rindo do Que? Mais dramático, Rogen deu conta do recado em 50% e Entre o Amor e a Paixão. Um desbocado príncipe do humor moderno, o canadense Rogen apaga 31 velinhas.
Está gostando deste post? Então curta a página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema
Claudia Cardinale – O Gebo e a Sombra, do veteraníssimo diretor português Manoel de Oliveira, foi o último trabalho de La Cardinale exibido aqui (e só na Mostra Internacional). Embora seus últimos filmes nem tenham chegado perto daqui, a carreira dessa atriz italiana, que faz 75 anos, é um monumento. Era uma Vez no Oeste, O Leopardo, O Belo Antônio, Rocco e Seus Irmãos, A Moça com a Valise e Fitzcarraldo são apenas alguns exemplos de sua importância no cinema mundial.
Alice Braga – Pode olhar para trás e refletir: existe atriz brasileira mais influente no exterior do que Alice Braga? Nem sua tia, Sônia Braga, conseguiu a projeção que a paulistana Alice Braga vem conquistando. Também presente no cinema nacional (Cidade Baixa, Cidade de Deus, Cabeça a Prêmio), a estrela internacional já trabalhou ao lado de gente muuuito importante como Anthony Hopkins (O Ritual), Will Smith (Eu Sou a Lenda), Julianne Moore (Ensaio sobre a Cegueira), Adrien Brody (Predadores) e está no elenco de Elysium, com Matt Damon e Jodie Foster, que estreia no segundo semestre. Parabéns Alice, uma atriz muito simpática que eu já tive a honra de entrevistar, por seus 30 anos de vida.
Susanne Bier – A menos conhecida do time de aniversariantes é dinamarquesa e cineasta. Eu detestei os primeiros filmes dela exibidos no Brasil, como Broders e Depois do Casamento. Com Em um Mundo Melhor, a diretora me conquistou em cheio e considerei seu filme o melhor de 2011 (também foi premiado com o Oscar naquele ano). Susanne faz 53 anos e está em cartaz com o romântico Amor É Tudo o que Você Precisa.