Lino Facioli tem 14 anos e mora há uma década em Londres com seus pais. Além de estrelar a aventura infanto-juvenil nacional O Menino no Espelho, o ator faz um dos personagens da série Game of Thrones.
Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.
+ Saiba quais são os melhores filmes em cartaz
+ Quer saber minha opinião dos filmes em cartaz?
Com que frequência você vem ao Brasil e o que seus pais fazem em Londres? Eu venho passar férias aqui, sou de Ribeirão Preto. Meu pai é ilustrador e animador; minha mãe é arquiteta e designer. Nos estudos, estou no equivalente ao 1º ano do Ensino Médio no Brasil.
Como conseguiu o papel em O Menino no Espelho? O diretor entrevistou 4000 crianças e, na época, o diretor mineiro Daniel Florêncio, com quem trabalhei num curta em Londres, conhecia o produtor do filme, André Carreira, e me indicou. Acabei comemorando meu aniversário de 12 anos no set de filmagem.
Já havia lido o livro de Fernando Sabino, que inspirou o filme? Só fui ler depois das filmagens, a pedido do diretor, Guilherme Fiúza Zenha. Ele não queria que interferisse na interpretação. Me identifiquei com o personagem (Fernando). Assim como ele, sou bem curioso e gosto muito de ler.
Para quem você indicaria o filme? Ele é voltado para o público infantil e infanto-juvenil, crianças dos 6 aos 12 anos. Mas indico para pessoas de todas as idades porque a linguagem do filme é universal. Fala da criança que todos nós temos dentro de si.
Como chegou até a série Game of Thrones? Foi através de testes, que foram passados para minha agente. Meu personagem ainda não morreu. Por isso, espero que ele continue na série por algum tempo, mas ainda não tenho nada confirmado.
Você faz cenas ousadas no seriado. Como se prepara para gravá-las? Em geral, converso muito com meus pais e com a preparadora de elenco (Julie Austin). Quem me ajudou muito também foi a atriz Kate Dickie, que interpreta minha mãe. O diretor e os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, me escutaram e apoiaram muito.
Já é reconhecido nas ruas? Algumas vezes, já me abordaram para pedir um autógrafo ou tirar uma foto. Mas, na maior parte do tempo, passo despercebido.
Planeja uma carreira no Brasil ou no exterior? Gostaria de continuar atuando e trabalhando na área de cinema, televisão e teatro. Como cresci na Inglaterra, acabei conhecendo mais atores e diretores que atuam na língua inglesa. Spielberg, Wes Anderson, Bill Murray, Tom Hanks e Will Ferrell são alguns que admiro muito e com quem sonho em um dia trabalhar. Não há um lugar específico para seguir carreira. Acho que depende dos projetos que aparecerem.
+ Bastidores de Hércules: veja como Dwayne Johnson se transformou no personagem
+ Conheça a garota que inspirou a Hazel de A Culpa É das Estrelas
+ Em fotos, a intimidade de Ansel Elgort, o Gus de A Culpa É das Estrelas