Espetáculo ‘The Boys in the Band’ reestreia em São Paulo após 53 anos
Conhecida como a primeira peça assumidamente gay da história, produção terá nomes como Caio Paduan e Leo Miggiorin no elenco
Considerado o primeiro espetáculo assumidamente gay na história do teatro, The Boys in the Band — Os Garotos da Banda reestreia em São Paulo após 53 anos desde a última montagem brasileira, apresentada em 1970 no Teatro Cacilda Becker.
Com nomes como Caio Paduan, Leo Miggiorin e Otávio Martins no elenco, retorna com equipe quase inteiramente composta por pessoas LGBTQIAP+ e direção de Ricardo Grasson, 53, no Teatro Procópio Ferreira.
“Eu queria um elenco jovem e com representatividade total: dos nove atores, os oito que interpretam gays são homens gays”, destaca o diretor.
Assim como na versão original e no filme lançado em 2020 pela Netflix, o diretor escolheu manter o cenário dos anos 1960.
“Fiz essa escolha para mostrar quais eram as lutas da época, quais foram nossas conquistas desde então e o que ainda não avançou”, pondera. “A visão moralista sobre essa comunidade é algo que não mudou e por isso tem trechos do roteiro que parecem ter sido escritos ontem.”
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de outubro de 2023, edição nº 2864