Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Tanabata Matsuri: São Paulo recebe maior festival japonês de rua do mundo

Festival das Estrelas terá apresentações musicais, dança, arte, comidas típicas e público poderá fazer seus pedidos nos tanzakus

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jul 2022, 16h02 - Publicado em 1 jul 2022, 13h39
Apresentação de taiko durante o festival na Praça da Liberdade
Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

A 43ª edição do maior festival japonês de rua do mundo, o Tanabata Matsuri, acontecerá em São Paulo no fim de semana dos dias 9 e 10 de julho. Realizado pela ACAL –Associação Cultural e Assistencial da Liberdade- desde a década de 70, o evento acontecerá no tradicional bairro da Liberdade com apresentações musicais, dança, arte, além de gastronomia e outros atrativos típicos, das 10h30 às 18h.

+ Orquestra Sinfônica Heliópolis apresenta repertório de John Williams 

Conhecido no Brasil como Festival das Estrelas, trata-se de uma tradição oriental do século XI e que atrai visitantes de todo o país para fazerem seus pedidos através de fitas coloridas de desejos que simbolizam uma história de amor milenar.

Seguindo os moldes das edições passadas, as ruas do bairro da Liberdade e a Praça da Liberdade-Japão serão decoradas com dezenas de bambus gigantes e outros vários menores com a ornamentação dos enfeites coloridos de papel, simbolizando as estrelas. Neles é que são pendurados os pedidos, chamados de tanzakus pequenos pedaços coloridos de papel onde as pessoas colocam os desejos a serem entregues aos deuses.

Tanzakus, tradicionais pedaços de papeis coloridos, pendurados no bambu
Tanzakus (Luci Judice Yizima/Divulgação)
Continua após a publicidade

Os tanzakus são confeccionados em seis cores, cada uma simbolizando um pedido: branco – paz; amarelo – dinheiro; verde – esperança; vermelho – paixão; rosa – amor, e azul – proteção dos céus. Ao final da celebração, os bilhetes passam por uma cerimônia xintoísta e são queimados com o propósito de que os desejos cheguem aos céus e os os pedidos sejam realizados.

As ruas da Liberdade também serão palco de shows, danças folclóricas com a participação de cerca de centenas de dançarinos voluntários de diversas associações, oficina de origami, além de apresentações com os tradicionais tambores Taikô.

Toda a programação cultural é gratuita e concentrada em torno da Praça da Liberdade-Japão e o evento é acessível para portadores de necessidades especiais.

Continua após a publicidade

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+ Assine a Vejinha a partir de 12,90

Publicidade