Avatar do usuário logado
OLÁ,

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.
Continua após publicidade

“Sociedade não se colocou em pé”, afirma reitor sobre episódios racistas

José Vicente, da Zumbi dos Palmares, é um dos idealizadores de manifesto contra a discriminação racial em áreas como segurança, educação e trabalho

Por Humberto Abdo
31 jul 2020, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, 60, é um dos idealizadores do Movimento AR, manifesto com dez metas criadas para combater a discriminação racial em áreas como segurança, educação e trabalho. Entre as medidas estão mudanças na abordagem policial, criação de bolsas de estudo e novas vagas de estágios e trainees para profissionais negros. “Para algumas propostas precisamos da participação do governo; para outras, do apoio das instituições sociais e corporações”, destaca. Segundo Vicente, o lançamento do projeto coincidiu com episódios recentes de racismo, como a morte de George Floyd nos EUA e a ação do policial que pisou no pescoço de uma mulher negra em São Paulo. “Depois disso, eu esperava uma inquietação maior no Brasil, e em nenhum momento a sociedade se colocou em pé como nos Estados Unidos”, critica. “Nem as instituições demonstraram interesse de mudança e readequação.”

    +Assine a Vejinha a partir de 6,90

    Publicado em VEJA SÃO PAULO de 5 de agosto de 2020, edição nº 2698.

    + ASSISTA A LORENÇATO EM CASA

    Publicidade

    Publicidade