Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Professora coordena programa de leitura em Paraisópolis

Após se alfabetizar com nove anos, Luana Andrade se apaixonou pela leitura e hoje compartilha o conhecimento com crianças e adolescentes da comunidade

Por Humberto Abdo
Atualizado em 1 nov 2022, 22h52 - Publicado em 1 nov 2022, 14h33
Luana Andrade, pedagoga do Pró-Saber, sorri para a câmera em biblioteca. Veste camiseta preta com blusinha florida.
Luana Andrade, pedagoga do Pró-Saber. (Lana Pinho/Divulgação)
Continua após publicidade

“Só entrei em uma biblioteca quando estava no terceiro ano do ensino médio”, conta a professora e pedagoga Luana Andrade, que hoje comanda aulas de leitura e literatura para jovens em Paraisópolis. Centenas já passaram pelo programa.

Filha de uma paraibana com um carioca, Luana só aprendeu a ler aos nove anos, mas foi incentivada a seguir os estudos e se apaixonou pela área da educação. Há dez anos, ensina jovens da comunidade a ter afinidade com a leitura na iniciativa que faz parte do programa Pró Jovens, da organização da sociedade civil Pró-Saber SP.

Na dinâmica das aulas, os jovens leem um livro por mês, com títulos que conversam com a realidade de onde vivem. Entre os favoritos estão Estação Carandiru, de Dráuzio Varela, Por Que Não Dancei, de Esmeralda Ortiz, e A Vida na Porta da Geladeira, de Alice Kuipers.

“Quando eles percebem que as atividades não vão valer nota e que não existe um ‘certo’ ou ‘errado’, automaticamente se interessam mais”, observa. Em um dos módulos do programa, os alunos são convidados a ler uma autobiografia famosa para aprenderem a escrever a sua própria – e o livro da vez conta a história do Tim Maia. “Os jovens têm uma agilidade de pensar que me energiza. Gosto de ver o prazer que eles têm a cada descoberta.”

Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade