Um touro dourado de quase 1 tonelada e 5 metros de comprimento vai virar atração principal na Bolsa de Valores de São Paulo. Em frente ao edifício da Quinze de Novembro, a estátua feita pelo artista plástico Rafael Brancatelli, 41, foi inaugurada nesta terça-feira (16).
“Várias empresas quiseram comprar a ideia, nos ofereceram milhões e não aceitamos. O touro é da bolsa e acabou”, crava Pablo Spyer, 45, CEO da VaiTourinho e parceiro do projeto. “Quisemos representar a força, coragem e superação do povo brasileiro, não é algo feito para a elite. Este é o momento de mostrar que qualquer pessoa pode investir, até o estudante e a empregada doméstica”, descreve Rafael.
O desenho, segundo ele, passou por mais de 150 versões até ser aprovado. “O traçado é bem brasileiro e tinha de ser algo original, pois existem versões do touro no mundo todo.”
O risco de sofrer atos de vandalismo é vago, acreditam. “Hoje o centro histórico tem bastante policiamento, além da própria segurança da B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil).” Em março de 2022, Felipe Paiva, 45, diretor de relacionamento da B3, também planeja lançar o museu da bolsa, com linha do tempo, objetos de acervo e palestras para jovens. “Queremos melhorar a atratividade da região.”