Com dezoito lojas abertas no Brasil, a Livraria da Vila agora é comandada por Eliana Menegucci, 54. Formada em administração e finanças, ela assume como CEO e dará continuidade ao processo de expansão da rede livreira, antes liderada por Samuel Seibel.
+ Novas livrarias aquecem o setor na capital com catálogo enxuto, obras raras e decoração caseira
Quatro unidades serão inauguradas ainda neste ano em Brasília, Goiânia, Curitiba e São Paulo (esta prevista para o segundo semestre na região da Bela Vista).
“Manteremos a proposta de lojas menores, mas com um acervo completo para o público”, resume a executiva, referindo-se ao formato das pequenas livrarias, muitas de rua, que tomaram o lugar das extintas megastores.
Locais como a Megafauna, no Copan, e a Gato Sem Rabo, da Vila Buarque, são hoje possíveis concorrentes — além, é claro, dos descontos imbatíveis do e-commerce.
“Livraria é um lugar aonde você pode ir com a família inteira quando sai para almoçar aos domingos e todos vão conseguir encontrar algum título”, pontua. “Nosso público infantil é forte e sabemos que os adolescentes têm se afastado dos livros, mas o fenômeno de vídeos (de literatura) tem trazido muitos deles de volta.”
Publicado em VEJA São Paulo de 5 de abril de 2024, edição nº 2887