Dos esotéricos aos influencers, as “bolhas” da nova era viraram tema para o novo livro de Julius Wiedemann, 50. Fundador da editora Afluente e ex-editor da Taschen, ele acaba de lançar 21 Tribos para Entender o Século XXI (Afluente, R$ 69,90), com prefácio de Sandra Annenberg e peculiaridades sobre grupos modernos como os hipsters, os nômades digitais e os negacionistas.
“Comecei interessado em escrever a respeito dos místicos ‘gratiluz’ que não tomavam vacina e compartilhavam informações confusas na pandemia. A partir daí surgiram outras grandes tribos, como a esquerda caviar e os foodies”, conta.
“Para falar das principais, juntei experiências pessoais, dados e psicologia. Todas as tribos têm em comum a procura por identidade.”
Em sua editora, Julius tem pelo menos mais cinquenta livros encaminhados para publicação. “Faremos um sobre crônicas, do professor Bernardo Buarque de Hollanda, e procuro publicar tudo o que se enquadra como expressão da cultura brasileira.”
Publicado em VEJA São Paulo de 7 de junho de 2024, edição nº 2896