Novo capítulo da novela triste que se abate sobre o Teatro Municipal. O maestro John Neschling foi afastado do cargo de diretor da entidade por parte do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural.
+ Símbolo paulistano, Teatro Municipal enfrenta crise
Neschling foi pego de surpresa – como mostram suas últimas postagens. Por volta das 14 horas desta segunda (5), ele publicou um vídeo em seu Facebook agradecendo o concerto do dia anterior, onde foi aplaudido, e disse que “o Municipal está mais vivo que nunca”. Elencou uma série de atividades que faria até o final do ano. Logo após a publicação, soube de sua demissão.
Desta vez, voltou ao Facebook – mas em um tom nada festivo: “Fui traído por todos aqueles que um dia disseram prezar meu trabalho, a cultura brasileira e o Theatro Municipal, e que hoje cedem à mentira e a pressão do Ministério Público, para manter em pé um projeto político.”
+ Neschling acumula funções no Municipal e recebe R$ 5,5 mi em 3 anos
Um dos principais centros culturais da cidade está sob investigação. A promotoria estadual dá como certo o desvio de 15 milhões de reais da entidade. Há dois réus confessos no caso: José Luiz Herencia e William Nacked, que atuavam na administração e no financeiro o teatro. O maestro está sendo investigado por suposto envolvimento nas ilegalidades.
Na semana passada, vereadores da CPI que investiga o caso na Câmara Municipal pediram a apreensão de seu passaporte – pedido negado pela Justiça. O salário de Neschling era de pelo menos 150 000 reais por mês.