Jaloo se apresenta em lançamento de livro em São Paulo
Livro de cordel antecede projeto audiovisual do roteirista Bruno H Castro

O diretor e roteirista Bruno H Castro, responsável pelo curta de animação Tubaroa, retorna com o lançamento da obra A Benzedeira, anunciada na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. O lançamento oficial acontece nesta quinta (13) em uma pequena vila de Higienópolis. Entre os convidados estará a cantora Jaloo, que fará uma leitura cantada da obra.
O livro em cordel é inspirado na obra de João Guimarães Rosa e será inicialmente comercializado como recompensa de um financiamento coletivo para custear o início da animação do longa-metragem que leva o mesmo nome.
A tríade do projeto inclui um conto em cordel da obra, com artes de Chico Baldini e projeto gráfico de João Zambom, um livro de arte e, por fim, o longa-metragem de animação em 2D tradicional.
O enredo acompanha uma conversa entre Dona Jovelina e um Poeta que viaja em busca de inspiração para escrever o seu primeiro livro, até que os dois descobrem um passado em comum que os levam ao sertão do Brasil: a “peregrina milagrosa” Aurora.

O relato das memórias da benzedeira centenária conduz a narrativa fantástica, escrita e desenhada pelo próprio Poeta, e trata sobre fé e intolerância religiosa no Brasil. A história também é inspirada pela primeira infância de Bruno em Barbosa, interior de São Paulo, onde conviveu por anos com a benzedeira Dona Jovelina, que morava em uma olaria próxima ao rio Tietê, cenário da trama.