Empresário francês instala olhos gigantes em 20 prédios do Centro
Intervenção artística terá sessões de observação com binóculos no topo do edifício Mirante do Vale, com vista para Vale do Anhangabaú
No 43º andar do Mirante do Vale, no Centro, o francês Charly Andral, 37, vai criar um “observatório” para a noite da Virada Cultural, que acontece no sábado (27). Com vista para o Vale do Anhangabaú, seu apartamento terá uma instalação com grandes pares de olhos refletidos nas janelas — e mais uma porção deles em prédios vizinhos.
“Eu venho de Paris, onde tudo é padronizado, e para mim a beleza de São Paulo está no caos. Muitos desses edifícios me parecem monstros adormecidos, esquecidos pegando poeira”, define.
+ Camila Yunes e Conrado Mesquita se casam em casarão histórico de SP
Charly desenvolveu o projeto usando uma tecnologia de baixo custo para instalar olhos animalescos iluminados nesses pontos. “Teremos um painel de controle que faz os olhos gigantes piscarem e quem usar a hashtag Olhos nos Olhos nas redes sociais também vai gerar esse movimento.”
Para descobrir os vinte olhos estilizados nos arredores, o local terá visitas agendadas e binóculos disponíveis durante a intervenção. “Alguns ficam em construções famosas, outras anônimas, mas quase todas são em salas vazias, abandonadas durante a pandemia.”
Publicado em VEJA São Paulo de 31 de maio de 2023, edição nº 2843