Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas de outras áreas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo.

Grupo de médicos lança rede de pesquisa para Síndrome de Down

Projeto planeja criar "biobanco" nacional com amostras biológicas da população com a condição genética

Por Humberto Abdo
22 mar 2024, 06h00
Orestes Forlenza chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP-Crédito Divulgação
Orestes Forlenza, chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Profissionais especializados em síndrome de Down se uniram para criar uma grande rede de pesquisa dedicada à condição genética no Brasil. Batizado de Rede Buriti-SD, o grupo vai coletar dados da saúde de pessoas com a síndrome e cilitar o acesso a outros pesquisadores.

“É um projeto para construirmos um acervo de amostras biológicas dessa população”, explica Orestes Forlenza, 57, chefe do Departamento de Psiquiatria da FMUSP.

O “biobanco” nacional será feito para melhorar as condições de pesquisa nessa área e ajudar a identificar fatores de risco e traços genéticos. “Vamos compor um banco de dados em larga escala.”

O lançamento marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, e conta com o apoio de personalidades como o chef Alex Atala, que topou divulgar a iniciativa e planeja criar um novo prato com o ingrediente buriti, inspiração para o nome da rede. “Será mais uma forma de ajudar a nos comunicar com a sociedade”, completa.

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2024, edição nº 2885

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade