Helena Papini, 36, baixista da banda Francisco, El Hombre, tem uma trajetória inusitada. Começou na música gospel, em uma igreja evangélica de Santos, onde nasceu. Virou amiga de Champignon, baixista que ganhou fama no Charlie Brown Jr. Há exatos dez anos, Chorão, líder do grupo, morreu — e, meses depois, também Champignon.
Pouco antes, o amigo tinha convidado Helena para integrar A Banca, grupo para onde migraram integrantes do conjunto santista. A banda durou apenas até o falecimento do baixista, mas colocou a artista na trilha do rock. Há três anos, ela ingressou na El Hombre — quando a banda, formada em Campinas por dois irmãos mexicanos, já tinha sido indicada a um Grammy Latino, em 2017.
Em 2023, eles completam dez anos e celebram com uma turnê pela América Latina, que culmina em uma participação no Lollapalooza Chile, na sexta (17). Também lançam um álbum comemorativo, Diez Años, que promete replicar a experiência dos shows do grupo.
“Vamos trazer arranjos e brincadeiras que fazemos ao vivo”, conta. “Será um álbum para ‘festar’, muy bailable”. No Brasil, a turnê começa em 20 de abril no Circo Voador, no Rio. Em seguida, deve ir a Porto Alegre e a São Paulo, ainda sem datas confirmadas.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
Publicado em VEJA São Paulo de 22 de março de 2023, edição nº 2833
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.