Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Terraço Paulistano

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre artistas, políticos, atletas, modelos, empresários e pessoas que são destaque na cidade. Por Humberto Abdo (humberto.abdo@abril.com.br).

Festival Arena da Palavra reúne programação gratuita em livrarias de rua

Com 80 autores independentes, novo evento terá debates e lançamentos em endereços como Megafauna, NoveSete e Ponta de Lança

Por Humberto Abdo
30 jun 2023, 06h00
Três homens e uma mulher posam de pé em ambiente com janela de vidro e livros.
Curadores de festival literário: Claudiney Ferreira, Marcelino Freire, Cecilia Arbolave e Marcelo Sollero (a partir da esquerda). (Francio Holanda/Divulgação)
Continua após publicidade

Vinte livrarias de rua participam do novo Festival Literário Arena da Palavra, evento gratuito dedicado a autores, livreiros e editoras independentes em São Paulo. De 7 a 30 de julho, vários endereços vão realizar debates, leituras e lançamentos de títulos nacionais, além de batalhas de poesia, chamadas de slams.

“Para mim essas competições também são como verdadeiras livrarias ambulantes, repletas de história”, resume o criador do projeto, Marcelo Sollero, que convidou mais três curadores para organizar a programação.

+ ‘Tinder’ das viagens: paulistana lança app para turistas sem companhia

Foto de ambiente de livraria com prateleiras brancas e iluminadas.
Livraria Megafauna, no Copan. (Francio Holanda/Divulgação)

“Decidimos homenagear cinco pessoas nessa inauguração, incluindo a poeta Sony Ferseck, Plínio Marcos, por representar escritores que se ‘autoeditam’, e Sérgio Vaz por seus 35 anos de carreira.”

Continua após a publicidade

O romancista Ferréz e o escritor e jornalista Xico Sá farão parte da primeira edição, que acontece em lugares como a Livraria Megafauna, nos pés do Copan; a NoveSete, dedicada ao público infantil, na Vila Mariana; e a Banca Tatuí, na Vila Buarque, criada pela editora Lote 42 com zines e publicações “indie”.

Espaços abertos durante a pandemia, como a Ponta de Lança e a Livraria do Brooklin, também integram o projeto. Os slams acontecem em cinco ocasiões diferentes e os vencedores vão participar da grande final na Vila Guilhermina, em 29 de julho.

Com investimento de 400 000 reais, Marcelo espera que o festival seja um sucesso e aconteça todo ano, sempre em julho. “No próximo, planejo trazer algum autor independente internacional, como fazem as mostras de cinema. Quero que o evento entre na agenda e passe a fazer parte da cidade.”

Continua após a publicidade

Confira a programação completa em arenadapalavra.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 5 de julho de 2023, edição nº 2848

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 29,90/mês