Além de estarem espalhados por mais de cinquenta localidades nos Estados Unidos, os grafites de Eduardo Kobra marcarão agora o primeiro passo de cidadãos brasileiros na busca para entrar no território americano.
+ CAPA: O sucesso de Fabi Bang e Myra Ruiz, as popstars dos musicais
O consulado do país localizado em Santo Amaro, Zona Sul da capital, inaugurou uma exposição com 22 obras do artista paulistano. São reproduções de uma parte dos grafites produzidos sobre empenas de edifícios nos EUA. A abertura vem em meio à ocasião das celebrações do bicentenário da Independência (do reconhecimento dos Estados Unidos à República brasileira).
“Um dia eu já estive ali, naquele exato lugar, passando por aquela fila, solicitando uma entrada”, conta Kobra. “Sempre me inspirei em artistas de Nova York. Ter a oportunidade de realizar meu trabalho lá e agora ter o reconhecimento do consulado mostra o fruto de tanto trabalho, suor e dedicação.”
Para ele, a obra mais emocionante de sua trajetória foi a fachada da ONU, na cidade que nunca dorme, por se tratar de uma organização que aborda temas como paz e respeito, recorrentes em suas obras. “A exposição (no consulado) traz uma reflexão sobre a conquista. Se foi possível para mim, que venho de uma origem simples, sem saber falar inglês, é para todos.”
+ SP ganha novos murais em empenas de edifícios no Centro e na periferia
Publicado em VEJA São Paulo de 8 de março de 2023, edição nº 2831