Há dez anos um tapume cobre um “buraco” de 13 500 metros quadrados na Avenida Brigadeiro Faria Lima. A obra do edifício comercial B32, avaliado em 1 bilhão de reais, é tocada por Rafael Birmann, responsável por mais de vinte empreendimentos voltados para empresas. O projeto é bem ousado, possui certificações internacionais de sustentabilidade e prevê uma torre corporativa de 125 metros de altura, um teatro e uma praça.
Deveria ter ficado pronto em 2010. “Tivemos muitos problemas para conseguir aprovar o projeto”, diz Birmann. O impasse ficou por conta da Rua Oswaldo Imperatrice. O executivo comprou todas as casas da vila daquele logradouro de 150 metros de extensão e propôs incorporar a via no projeto. Em troca, pretende erguer a Praça da Baleia, com uma escultura gigantesca do animal toda espelhada (parecida com a Cloud Gate, atração turística de Chicago).
A proposta passou pela avaliação dos prefeitos Gilberto Kassab, Fernando Haddad e João Doria, além da Câmara dos Vereadores. Resolvido o imbróglio burocrático, o trabalho começou em junho e a entrega do prédio está prevista para 2019.