Presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata está entusiasmado. Ele está construindo um hospital novo em Porto Velho, capital de Rondônia, com uma estrutura tão enorme quanto à da sede. “O complexo terá centro de pesquisa, treinamento e tratamento”, conta. O objetivo é desafogar Barretos, que recebe 6 000 pacientes por mês vindos do Norte do país.
Todo o dinheiro da obra será oriundo da iniciativa privada. “O cantor americano Garth Brooks, a quem considero como um irmão, doou 6,5 milhões de reais.” Empresários da região também patrocinam a empreitada. “O universo sertanejo é solidário; o mesmo não acontece com outros setores”, avalia Prata.
+ A nova morada de Ticiane Pinheiro
Sentado no banco de couro marrom em seu rancho Nossa Senhora de Guadalupe, ele cita como exemplo o cantor Cristiano Araújo, cuja carreira foi interrompida em junho de 2015 após grave acidente de carro. “Ele veio até o hospital de Barretos, quando ainda não estava superlotado, pedindo para ajudar. Ao todo, fez shows que arrecadaram 2 milhões de reais para a entidade.”