Designers brasileiros ganham destaque em Londres
Na capital do Reino Unido, Erik Bonissato exibe peças de mobiliário e Marina Willer estrela mostra individual

Se não estiverem na escolinha, são os buldogues Jack e Preta quem dão as boas-vindas na casa de Erik Dias Bonissato e seu marido, o publicitário Rodrigo Dias Bonissato. Quase todos os móveis na decoração são assinados por Erik, criador da marca de mobiliário Bonni e designer autodidata.
A partir do dia 16 de outubro, quando estará acontecendo a feira de arte contemporânea Frieze Art Fair de Londres, três das suas criações serão exibidas na estreia da JIG Studio, galeria com 35 peças de talentos brasileiros, entre eles Gustavo Bittencourt, Ronald Sasson, Alex Rocca e Humberto da Mata.

Para o novo endereço na capital do Reino Unido, Erik escolheu o aparador Esfera, a cadeira Curva e o banco Simetria. “Minha estética é marcada pela sutileza alinhada com drama”, descreve. “É uma versão mais refinada de mim mesmo.”
Colagens pós-pandemia
Outra designer em destaque na metrópole britânica é Marina Willer, que a partir do dia 13 expõe cinquenta obras inéditas no Design Museum de Londres. Será sua primeira mostra individual na instituição, com uma seleção de sketchbooks feitos a partir de adesivos coloridos e colagens, técnica criada por ela durante a pandemia.
A novidade faz parte da programação do London Design Festival, que acontece de 13 a 21 de setembro na cidade.

“Esse trabalho é uma celebração da criatividade e do mundo tátil”, define.
Primeira mulher sócia da agência de design gráfico Pentagram, Marina também atua como cineasta e já teve um filme exibido em Cannes, o documentário Árvores Vermelhas, sobre uma das doze famílias judias sobreviventes da ocupação nazista em Praga durante a Segunda Guerra Mundial.
“A criatividade é um hábito que temos que alimentar todo dia, assim temos infinitas ideias. É como fazer ginástica”, diz.
… E tem mais em Nova York
Diretor da Galeria Frente, em Cerqueira César, Acacio Lisboa completa dez anos da empreitada investindo na expansão internacional. Ele acaba de firmar parceria com a Galeria Henrique Faria, em Nova York, que agora passa a se chamar Galeria Frente + Faria.
Para a nova fase, quarenta obras de artistas brasileiros serão exibidas por lá na mostra Brazil: Heart & Soul, que estreia nesta sexta (5) com quadros de nomes como Alfredo Volpi, Rubem Valentim e Maria Auxiliadora.