“Sempre frequentei mais as redações do que minha própria casa”, diz José Roberto Burnier, 60. Após dezesseis meses em home office, o jornalista retorna à rotina presencial com o novo Conexão GloboNews, que estreia na segunda 26, durante a faixa matinal do canal de notícias. “Será um jornal feito para conversar no ar mais do que estamos acostumados.”
Nascido em Campinas, Burnier começou a carreira no Globo Rural e foi o primeiro correspondente fixo da emissora em Buenos Aires. “Fui cobaia e no começo fazia tudo sozinho: posicionava o tripé e gravava.” Um de seus maiores perrengues foi acompanhar os dias em que o jogador Maradona ficou internado, em 2004. “Fazia cinco reportagens diferentes por dia e trabalhava de dezoito a vinte horas… Quase me internei junto.”
Em 2019, ao iniciar um tratamento de câncer na língua, Burnier encontrou forças na família e agora mantém uma rotina saudável com exercícios, viagens de moto na estrada e a companhia de três cachorrinhos de estimação, Bonnie, Sophie e Alok. “E os três dormem comigo na cama, além de fazer breves aparições nas minhas entradas ao vivo.”
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 28 de julho de 2021, edição nº 2748