Estreante na Câmara Municipal, o coronel Paulo Telhada, vereador pelo PSDB, fez barulho ao propor uma lei segundo a qual todos os semáforos da cidade deveriam ficar em amarelo piscante das 23 às 5 horas. Nas negociações com os colegas para ter a proposta aprovada, ele aceitou um adendo pelo qual a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) poderá decidir quais serão esses faróis, o que já acontece na prática. O texto foi enviado ao prefeito para aprovação. Atualmente, a CET já define os semáforos que ficam piscando, na cor amarela.
Em que sua proposta se diferencia exatamente? Hoje, todos os semáforos ficam ligados de madrugada, e a CET decide quais são os piscantes. Com a nossa lei, todos os faróis ficarão piscantes, e a companhia vai dizer quais não entram nessa regra. Ou seja, o contrário do que é hoje.
Então, para o senhor, não houve perda de tempo? Quando você é da oposição, ficam achando que sua proposta é uma porcaria, porque não foi ideia deles. Isso é comum. Mas os vereadores, inclusive os da bancada do governo, foram unânimes em me dizer que passam no vermelho quando estão dirigindo à noite, por medo de assalto. Até eu fui multado.