Após passar a infância na fazenda do pai em Bauru, interior de São Paulo, Raphael Macek, 40, descobriu a sua verdadeira profissão: fotógrafo de cavalos. “Cheguei a trabalhar no mercado financeiro e tive até academia de ginástica, mas o caminho foi natural quando comecei a estudar fotografia”, conta ele, que há dez anos mora nos Estados Unidos e já clicou cavalos de famosos como Kendall Jenner, Jennifer Gates (filha de Bill Gates) e a rainha Elizabeth II.
“Como eu praticava hipismo, usei essa visão técnica para fugir dos retratos tradicionais e esses ângulos mais artísticos chamaram a atenção dos clientes e das galerias.”
Com sessões de 10 000 dólares e quadros que hoje custam de 8 000 a 30 000 dólares, Raphael fechou contrato com a editora alemã teNeus para preparar um novo livro sobre a raça Mustang e planeja começar uma volta ao mundo em busca de cavalos ameaçados de extinção — projeto que também vai virar livro e documentário.
“É sempre um processo de paciência: sento no meio do pasto e deixo eles virem até mim. Tem os mais ativos e os mais tímidos, assim como as pessoas, mas só com essa troca eles decidem se vão me dar as melhores poses e olhares.”
+Assine a Vejinha a partir de 12,90.
Para mais novidades e destaques paulistanos, siga Humberto Abdo no Instagram e no Twitter.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de abril de 2022, edição nº 2783