Em reunião realizada nesta semana, o Conselho de Ética do Conar suspendeu definitivamente uma ação publicitária feita pelo uísque Johnnie Walker. Em novembro do ano passado, a marca de destilados quis debater o tema racismo em função do Dia da Consciência Negra. Para isso, postou em sua página do Facebook uma foto de um modelo negro com a palavra branco sobre seu rosto. A legenda da imagem dizia: “E você, ainda deixa usarem a sua origem como obstáculo para o seu progresso? Racismo. Até quando?”. A marca de uísque retirou o post do ar após ser acusada de racismo. Algumas críticas foram parar no Conar, que abriu processo para apurar o caso. A Johnnie Walker diz que não se tratava de uma campanha publicitária e que a ação se restringiu a um post no Facebook.
Segue a nota oficial da empresa:
A Diageo, empresa que detém a marca Johnnie Walker, informa que tem conhecimento e respeita a decisão do CONAR em relação ao post feito no Facebook no dia 19 de novembro de 2014, véspera do dia da consciência negra. No entanto, reforçamos que a intenção da marca, na ocasião, foi dizer que o preconceito existe e deve ser combatido, de forma a despertar uma reflexão sobre a importância das atitudes pessoais como forma de mudar o próprio futuro. À época, a campanha “Você faz o futuro”, Johnnie Walker abordava temas diversos como eleições, carreira, casamento gay, consumo responsável, crise hídrica, entre outros, com o mesmo objetivo.
A empresa reitera que nunca foi sua intenção gerar qualquer desconforto, que respeita todas as opiniões e acredita que o racismo é um tema que merece ser debatido de forma séria e respeitosa por todos.