Um levante online conta o assédio. Na manhã desta terça (4), em um ato unificado e de coragem, diversos artistas e figurinistas postaram suas fotos usando uma camiseta com a estampa “Mexeu com uma mexeu com todas”. A iniciativa é um grito de “basta” contra esse crime e tem a ver com a denúncia feita pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, da Rede Globo, contra o ator José Mayer.
“Li aquele noticiário no jornal e pensei: vamos ter que engolir mais um assédio?”, escreveu a fotógrafa Catarina Rangel em sua conta no Instagram. Por telefone, ela confirma o episódio noticiado no dia 31 de março como um dos motivadores. Segundo amigas, Catarina conseguiu unir e catalizar um desejo comum. Ela organizou, mobilizou pessoas e combinou sobre a confecção das peças.
Aderiram ao manifesto diversos artistas ligados à Globo, entre eles Sophie Charlotte, Drica Moraes, Luisa Arras e Astrid Fontenelle. As figurinistas da casa Claudia Kopke e Ju Gastin também postaram fotos. Outras atrizes aderiram à campanha postando fotos com a frase da camsieta em suas redes sociais, caso de Bruna Marquezine.
Procurada, a emissora mandou o seguinte comunicado:
“Temos conhecimento dessa iniciativa e ela é bem recebida, pois está absolutamente alinhada com as crenças e os valores da empresa. Nós, assim como nossos funcionários, defendemos a transparência, a liberdade de expressão e a mobilização para as causas nas quais acreditamos. Nossos funcionários e funcionárias que vierem vestidos com a camiseta terão como companhia nossos executivos e diretores. Com ou sem camiseta, o Respeito é uma causa comum a todos. Não tem como ser diferente.”