Arquiteto compartilha projetos de luxo sem dar créditos aos criadores
No Instagram com mais de 160 000 seguidores, João Armentano publicou fotos do loft do cantor J Balvin e de outras mansões que não foram assinadas por ele
Por Humberto Abdo
Atualizado em 2 out 2020, 14h34 - Publicado em 2 out 2020, 06h00
“Espetáculo!”, exclama um dos comentários no Instagram de João Armentano. Os grandiosos projetos publicados pelo arquiteto costumam render reações deslumbradas entre seus 160 000 seguidores e exibem casas repletas de luz natural, móveis de grife e até carro importado estacionado na sala de estar — mas, apesar dos elogios, nem todas as criações pertencem a ele. Desde março, mais de dez imagens de mansões construídas em diversas cidades ao redor do planeta foram compartilhadas sem os créditos dos verdadeiros autores. Com influências japonesas, o design do loft do cantor colombiano J Balvin é um dos exemplos, assinado pelo grupo 5 Sólidos, perto de Medellín, na Colômbia, e fotografado para a revista Architectural Digest. “Ele que tem um nome muito forte deveria colocar créditos sim, porque dá a entender que foi ele quem fez”, opina o arquiteto Felipe Rodrigues. “Ainda mais quando se trata de uma obra residencial, se você postar vão assimilar automaticamente que é seu.”
Questionado sobre o caso, Armentano não retornou as mensagens, ligações e e-mails enviados pela Vejinha a ele e à sua equipe. Após as primeiras tentativas de contato, a maioria das postagens foi removida do perfil (ufa!), embora o arquiteto tenha se esquecido de ocultar duas delas: uma do idílico Hotel Monteverdi, na Toscana, e a outra de Daniel Boddam, que renovou uma propriedade dos anos 1980 em Sydney.